O melhor pedaço da Maçã.

Adobe descontinua o desenvolvimento do Flash Player para mobile [atualizado: CONFIRMADO!]

Ícone do Adobe Flash Player

Ícone do Adobe Flash PlayerÉ, meus caros, os sinais já estavam aparecendo, mas parece que agora a Adobe confirmou de vez que a Apple estava certa em não suportar o Flash Player em iGadgets.

Publicidade

De acordo com a ZDNet, a gigante de softwares teria comunicado a seus funcionários que descontinuará o desenvolvimento do Flash Player móvel. Agora a empresa focará seus esforços na construção de ferramentas de criação de apps para as diversas lojas existentes, incluindo, é claro, a App Store.

Nosso futuro trabalho com o Flash em aparelhos móveis será focado em permitir a criação de apps nativos usando Adobe AIR para as principais lojas de aplicativos. Nós não adaptaremos mais o Flash Player para aparelhos móveis (incluindo navegadores, sistema operacional e configuração de aparelhos). Alguns licenciados poderão optar por continuar trabalhando e liberando suas próprias implementações. Nós continuaremos a apoiar os atuais dispositivos com Android e o BlackBerry PlayBook, com correções críticas e atualizações de segurança.

O comunicado ainda reforça que, além de investir em plataformas de criação de apps, a empresa aumentará seus investimentos no que diz respeito à linguagem HTML5.

Bem, ficou claro que a Adobe jogou a toalha, mostrando-se incapaz de criar um plugin leve, estável e seguro para aparelhos móveis. Concorrentes como Android e PlayBook terão que rever a estratégia do “eu tenho Flash, você não tem” — bom para o Windows 8, que já confirmou que não suportará o plugin. Se for mesmo verdade, executivos da Apple devem estar rindo à toa.

Publicidade

Mas, como bem disse John Gruber, no fundo mesmo quem ganha somos nós, usuários. O Flash não foi substituído por qualquer tipo de tecnologia da Apple ou de outra empresa. Ele foi substituído por padrões web abertos. O abandono do Flash vai melhorar o Android, o PlayBook e qualquer gadget que troque a tecnologia da Adobe por outra mais evoluída, compatível com a era pós-PC. Na prática, tudo vai melhorar, e usuários de outras plataformas enfim serão beneficiados como nós, usuários do iOS.

O comunicado da Adobe deverá aparecer no site da empresa ainda hoje. Aguardemos.

[via MacRumors]

Atualização

A Adobe acaba de confirmar a descontinuação do Flash Player para aparelhos móveis.

Publicidade

De acordo com o Danny Winokur, vice-presidente e gerente geral de desenvolvimento interativo da empresa, “o HTML5 é hoje universalmente compatível com os principais dispositivos móveis, e, em alguns casos, exclusivamente. Isso faz dele a melhor solução para a criação e implantação de conteúdo no navegador através de plataformas móveis.” A empresa está animada com o cenário e vai continuar trabalhando com os principais interventores na comunidade HTML, incluindo Google, Apple, Microsoft e RIM, impulsionando a inovação do HTML5.

Publicidade

A Adobe também confirmou que os trabalhos com o Flash em gadgets serão focados em permitir a criação de apps nativos usando Adobe AIR, e que o suporte para os atuais dispositivos que utilizam a tecnologia continuará, com correções críticas e atualizações de segurança.

Essas mudanças permitirão à empresa investir no HTML5, além de inovar no Flash onde ele ainda é relevante, como no mercado de jogos e vídeos. A Adobe confirmou ainda que já está trabalhando no Flash Player 12 (para desktops, é claro), com novidades interessantes. Além disso, ela desenvolverá novas ferramentas para uma transição suave entre Flash e HTML5, afirmando que o padrão aberto ganhará cada vez mais espaço com o seu desenvolvimento.

Steve Jobs Wins. Fatality!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Usuário propõe que Apple cobre pela Siri em outros iGadgets, mas tem seu pedido negado

Próx. Post

Vídeo: veja como funciona o sistema de pagamento EasyPay, disponível no aplicativo Apple Store

Posts Relacionados