Olhando para a situação dos serviços de dados da Apple nos Emirados Árabes Unidos, eu me pergunto se alguém faz alguma ideia do que está se passando. Segundo o The Next Web, duas operadoras do país bloquearam o acesso ao iMessage, ao FaceTime e ao sistema de notificações instantâneas, o que seria consistente com a linha dura do país com relação a comunicações online (a Research In Motion já sentiu isso na pele).
Contudo, informações divulgadas pelas telecoms não deixam claro o que está se passando. Acima, um tweet da Etisalat diz que o FaceTime e o iMessage foram bloqueados por causa de leis locais; outro diz que o FaceTime foi bloqueado pela Apple e que o iMessage estaria sob análise da Autoridade Reguladora de Telecomunicações do país. Esta, por sua vez, disse um jornal local que não tinha intenção de bloquear o iMessage. Não mesmo? Bem, então o que dirá a falta de notificações instantâneas!
[blackbirdpie id=”135664362231824384″]A du, por sua vez, prometeu apenas o retorno do iMessage em breve, como é possível ver abaixo. Pouco depois, a Etisalat fez o mesmo.
[blackbirdpie id=”135709467877720064″] [blackbirdpie id=”135742798308708352″]Para piorar ainda a inconsistência das coisas, algumas pessoas conseguiram enviar mensagens durante o período de bloqueio. Esse tipo de confusão, a meu ver, só podia mesmo envolver operadoras de telefonia celular, tanto é que, vendo esse vai-e-vem de informações desencontradas, apenas um pensamento me atormenta:
No fim das contas, parece que o iMessage vai funcionar, mas o FaceTime continuará banido.
[dica do Reinaldo Versuri]