A ideia de poder cuidar de seus animais de estimação com a ajuda de um gadget é tentadora, e o Biome Smart Terrarium se aproxima dessa ideia. O designer Samuel Wilkinson criou esse conceito de viveiro para plantas com o intuito de permitir que você se desconecte do mundo ao conectar seu iPad ao Biome, trazendo tranquilidade e harmonia num momento para contemplar a beleza da vida acontecendo num pequeno cosmos do qual você precisa cuidar.
“A ideia principal era de o terrário se tornar um carregador que, ao conectar-se [com o iPad ou smartphone], desligue outras vias de comunicação e só permita contato com o terrário, de forma que ao longo do tempo você tenha uma recompensa terapêutica por se desligar durante uma ou duas horas por dia”, disse Wilkinson ao GigaOM. O Biome será apresentado num evento apropriadamente chamado Slow Tech — Designs for Digital Downtime.
Hmmm… Ok? Sem querer acabar com a visão zen do artista, mas esse aparelho não seria muito mais útil se ele permitisse, por exemplo, você saber sempre como estão suas plantas e o habitat delas? Em vez de o Biome desconectar o iPad da rede, não seria melhor ele mesmo ser conectado à rede? E, se é pra equipar um terrário com uma porção de sensores, não daria para ele ser também inteligente a ponto de, por exemplo, você não precisar ficar se preocupando com quem vai regar sua orquídea durante viagens? Jogue uma câmera olho-de-peixe para permitir monitoramento remoto e o pacote fica completo.
Faça desse terrário uma espécie de Nest, só que para plantas, e eu compro um.