O melhor pedaço da Maçã.

Apple pode ser investigada por NDAs em contratos de trabalho

Shutterstock.com
NDA

Tesoureiros estaduais de oito estados americanos coassinaram uma carta enviada à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission, ou SEC) pedindo uma investigação sobre o uso de acordos de confidencialidade (non-disclosure agreements, ou NDAs) pela Apple.

Publicidade

A carta, datada de 30 de janeiro e publicada hoje pelo The Washington Post, vai ao encontro dos esforços da SEC para acabar com o “uso de cláusulas de não divulgação em contratos de contratação e de desligamento”, as quais podem afetar denúncias sobre questões discriminatórias ou de assédio — como a Maçã vem enfrentado nos últimos meses com o movimento #AppleToo.

Ainda segundo o grupo, isso significa que os investidores “não podem confiar em seu conhecimento sobre o estado das culturas de trabalho de suas empresas investidas”.

Incentivamos a SEC a apoiar os esforços para acabar com o uso de cláusulas de não divulgação em contratos de emprego e pós-emprego no que se refere a questões de discriminação, assédio e outros atos ilegais.

Estamos interessados em saber se a Apple enganou ou não a Comissão e os investidores sobre esse assunto, e esperamos que a SEC aja para preservar a integridade do processo de proposta de acionistas.

Vale notar que, em novembro passado, uma organizadora do movimento #AppleToo alegou que a companhia tentou assinar um acordo de não divulgação como parte do contrato de desligamento, o qual ela acabou não assinando.

Publicidade

Segundo a ex-funcionária, o acordo teria ditado a linguagem usada para descrever a saída, no entanto ela defendeu que “poderia ser capaz de dizer o que quiser, desde que não estivesse difamando a Apple”.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Taxa sobre compras fora da App Store é analisada na Holanda

Próx. Post

Google Workspace ganha novo plano gratuito sem Gmail

Posts Relacionados