Se você é um usuário do iOS 5 e ainda está enfrentando problemas de bateria no seu iGadget [1, 2], saiba que não está sozinho. Não é de hoje que o sistema operacional para desktop da Maçã também está passando por problemas desse tipo — um tópico no Apple Support Communities já está com mais de 1.200(!) posts sobre o assunto.
Mas parece que há luz no fim do túnel. De acordo com um leitor do AppleInsider, engenheiros da Apple entraram em contato para tentar descobrir os motivos por trás do consumo elevado da bateria em portáteis mais antigos usando o OS X Lion. Tal ligação ocorreu após o usuário ter prestado uma queixa no atendimento do AppleCare, além de ter tentado uma solução em um Genius Bar — ambos no mês de julho. Quando tudo parecia perdido, eis que a empresa retorna o contato, alegando que ainda está trabalhando para resolver a questão.
Assim como ocorreu com o problema de bateria nos iGadgets, o usuário também participou de testes, enviando emails para o departamento técnico da empresa com diversos relatórios, incluindo alguns procedimentos executados no Terminal. Os funcionários da gigante de Cupertino prometeram ainda que, eventualmente, uma correção para o problema será liberada.
Máquinas que antes permaneciam seis, sete horas ligadas, agora não passam de uma hora e meia. Um usuário relatou, por exemplo, que o ato de reiniciar seu MacBook Pro de 17 polegadas consumiu 5% da bateria. Outro, que visitou um Genius Bar, disse que o atendente pediu para ele deixar o computador na loja, a fim de investigar o problema mais a fundo. Alegando que isso não poderia ser feito, já que tratava-se de uma máquina de trabalho, o funcionário então recomendou que ele adquirisse o programa Joint Venture, no qual é possível emprestar um computador para o cliente — na minha opinião, um tanto inadequado, já que o programa custa US$500 e seria dedicado a pequenas empresas.
Resumindo: bom saber que a Apple ainda está tentando resolver o problema. Contudo, uma pena que a solução esteja demorando tanto para aparecer.