O melhor pedaço da Maçã.

Se dependesse de Steve Jobs, a Apple poderia ser hoje também uma operadora

iPhone 4S rodando na "Apple Network"

Em agosto deste ano, Jean-Louis Gassée refletiu sobre a possibilidade de a Apple comprar um operadora. Acredite ou não, de acordo com John Stanton, presidente da Trilogy Partnership — que passou bastante tempo ao lado de Steve Jobs entre 2005 e 2007, o ex-CEO da Apple queria bater de frente com as atuais operadoras, adquirindo espectros Wi-Fi não-licenciados. Ambos teriam conversado bastante sobre a possibilidade de se criar uma nova telecom usando tais espectros.

Publicidade

Ainda segundo Stanton, tal atitude caberia perfeitamente à Maçã, que é famosa por sua estratégia vertical, “controlando” a experiência do usuário do início ao fim.

iPhone 4S rodando na "Apple Network"

Steve Jobs teria desistido da ideia em 2007 e, assim como outras fabricantes, acabou negociando com as telecoms. Ainda assim, o ex-CEO conseguiu fugir das tradicionais amarras impostas pelas operadoras, sendo uma das primeiras a conseguir lançar um produto praticamente sem a participação delas (leia-se modificações) no aparelho.

Publicidade

Se eu fosse uma operadora, eu estaria preocupado com a mudança dramática no poder que ocorreu.

Para quem não sabe, Stanton foi um dos primeiros empresários do setor, sendo o fundador de uma companhia chamada Western Wireless. Parte da empresa se transformou na VoiceStream, que mais tarde acabou sendo adquirida pela Deutsche Telekom e renomeada para T-Mobile. O restante da Western Wireless foi adquirida pela Alltel em 2005, ano em que as conversas com Steve começaram.

Se o iPhone por si só já mudou o mundo da telefonia móvel, imagine se Steve Jobs tivesse realmente levado essa ideia da operadora para frente!

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs entrará para o “Hall da Fama de Criativos” do The One Club

Próx. Post

Engenheiros da Apple ainda estão investigando problemas de bateria relacionados com o OS X Lion

Posts Relacionados