O melhor pedaço da Maçã.

Cobertura completa do 3º Encontro Clube Apple em Fortaleza

por Henrique Autran

Publicidade

Em uma iniciativa da Computer Store, ocorreu nesta sexta-feira (6/11), no luxuoso Othon Palace, o 3º Encontro Clube Apple de Fortaleza. O foco do evento foram as palestras dadas pelo especialista em Apple e gerente de treinamentos da Tallard, Clemente Gauer. Tivemos ainda as colaborações do Dr. Javam Machado (professor associado do Depto. de Computação da Universidade Federal do Ceará) e do arquiteto e urbanista Luis Deusdara.

3º Encontro Clube Apple em Fortaleza

Apesar de um pequeno atraso inicial, justificado pelo número de participantes bem maior que o esperado (a sala estava completamente lotada; foram necessárias cadeiras extras), o encontro superou minhas expectativas. Ele se iniciou com os responsáveis pela CStore apresentando a loja e o Clube Apple. Rachel Serra, diretora de marketing da empresa, começou falando sobre o Clube e lançando em primeira mão o Cartão do Associado, que trará diversas novidades para os membros.

Publicidade

Logo em seguida, Marcus Meneses, diretor da CStore, falou do inicio do Clube e da sua loja. Ele fez uma rápida apresentação da empresa e de suas três lojas no estado. Os canais de comunicação do Clube também foram apresentados, bem como os respectivos twitters indicados. A CStore faz promoções diárias lançadas pelo seu canal no serviço de microblogging.

Começamos o circuito de palestras com Clemente; ele contou um pouco sobre sua entrada no mundo Apple e iniciou com o histórico do Mac OS X. Depois de um rápido tour pelo Leopard, o Snow Leopard se tornou o foco da apresentação. Os conhecimentos do palestrante sobre a história e os avanços do novo felino em relação ao seu antecessor impressionaram. De forma muito divertida e dinâmica, Clemente ressaltou o fato de os computadores Apple serem projetos com começo, meio e fim (ponta a ponta). Ele enfatizou o Grand Central Dispatch e o OpenCL como diferenciais competitivos para o futuro da computação multi-core. Nesse momento, meio que sem querer (querendo), ele soltou que a Apple está trabalhando em uma atualização do seu Mac Pro, a ser lançada em janeiro. Clemente encerrou a apresentação com uma boa alfinetada no Windows :-P, mostrando as vantagens, inclusive no preço, do Snow Leopard.

3º Encontro Clube Apple em Fortaleza

Em seguida, Luis iniciou apresentando a sua empresa e como foi praticamente forçado a mudar de plataforma a fim de obter uma compatibilidade internacional de seus trabalhos. Com muito bom humor e uso de recursos de vídeos e muitas imagens de seus trabalhos em vários países, ele mostrou como a arquitetura tem a ganhar com o uso de softwares para a plataforma Mac. Ele apresentou muitos projetos — alguns que fizeram a sala extasiar —, com fotos e animações de cair o queixo.

Depois do coffee-break, o Dr. Javam Machado mostrou o grande esforço que está sendo feito para a mudança de plataforma na instituição. Ressaltou algumas dificuldades, mas reforçou que as vantagens do uso das máquinas da Apple são muito maiores, sugerindo a transição. Mostrou, ainda, que servidores Xserve já estão sendo utilizados pela UFC (em fase de homologação) além de Macs Pro e iMacs que estão sendo adquiridos pela universidade. Abordou, inclusive, uma negociação já aberta com a Apple para a publicação de materiais de áudio e vídeo no iTunes U.

Publicidade

Para finalizar a noite, Clemente e seu estilo irreverente voltou para mostrar o uso de Windows no Mac. Ele citou o caráter “herege” dessa prática. Em sua máquina, demonstrou o uso do VMware Fusion. Em seguida, apresentou o Boot Camp. No finalzinho de sua fala, demonstrou as capacidades da suíte iLife, deixando todos os usuários Windows da sala (havia muitos) de boca aberta.

Publicidade

O evento foi encerrado com diversos sorteios, inclusive de um iPod touch de 8GB.

[Henrique Autran é biólogo e distribuidor da Herbalife. Iniciou sua paixão por tecnologia quando ganhou de seus pais um CP 400 Color da Prológica (32KB de RAM :-P), em 1985. Desde então, vem absorvendo tudo que pode a respeito desse mundo fascinante. Hoje é apaixonado pelos gadgets da Apple, sendo dono de um MacBook branco (Early 2008), um iPhone 3G preto e um iPod de 20GB.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera versão 3.0.1 do software para Apple TVs, corrigindo falha grave no armazenamento de mídias

Próx. Post

Novos MacBooks brancos e iPods touch finalmente disponíveis na Apple Online Store Brasil

Posts Relacionados