os números de fato foram ótimos!
A fim de investigar as vendas da “Black Friday” nas Apple Retail Stores, Gene Munster, da Piper Jaffray, passou a sexta-feira em uma das lojas da Maçã e, com os dados obtidos, corroborou a notícia de queDe acordo com o analista, cerca de 14,8 iPads e 10,1 Macs eram comprados por hora — no ano passado, a média do iPad foi de 8,8, enquanto a de Macs foi de 8,2.
O analista está confiante de que a Apple venderá 13,5 milhões de iPads e 5,2 milhões de Macs no trimestre que termina no dia 31/12 — caso tal previsão se concretize, esta será a primeira vez que a gigante de Cupertino ultrapassará a marca de 5 milhões de Macintoshes em um trimestre.
Falando especificamente do iPhone 4S, parece que as vendas nos Estados Unidos continuam bem fortes. Chris Whitmore, do Deutsche Bank, soltou uma nota para investidores informando que o novo smartphone da Maçã vendeu muito bem na “Black Friday”. No final do dia, cerca de 75% das Apple Retail Stores estavam com seus estoques esgotados — ele foi reposto na sábado, mas ainda assim 30% das lojas ainda não contavam com o aparelho. Nas lojas da AT&T, o sucesso também foi grande: cerca de 50% delas não tinham o aparelho no final de semana.
· · ·
Antecipando-se às compras de fim de ano, Gene Munster realizou a tradicional pesquisa em que pergunta para adolescentes norte-americanos o que eles gostariam de ganhar de Natal. Dos 5.400 entrevistados, 11,2% responderam que querem um iProduct e, com exceção do iPod, todos os gadgets cresceram, se comparados com a mesma pesquisa de 2010:
Os iPods (com exceção do touch) perderam 0,9 ponto percentual, enquanto o iPod touch perdeu 1,7pp(!). Contudo, o iPhone ganhou 0,9pp, enquanto o iPad e Macs, 0,3pp. Outros produtos/serviços relacionados com a empresa subiram 0,4pp. Mas vale observar que o desejo de ganhar um produto da Maçã caiu de 12,1% para 11,2% em 2011 — a primeira retração desde 2008, bastante influenciada pelo desinteresse na linha iPod, e bem diferente da pesquisa da Nielsen com crianças entre 6 e 12 anos.
Como curiosidade, 0,3% dos adolescentes pediram o Xbox 360, da Microsoft, enquanto que 0,4% querem o PlayStation 3, da Sony. Dinheiro (22%) e roupas (15%) foram os itens mais desejados na pesquisa.