O que Amazon.com, Walmart, Best Buy, Target e Apple têm em comum? Todas essas empresas têm lojas online. E qual delas não faria parte desse conjunto? A Maçã, certamente, pois ela não é uma “loja genérica” como as demais (se bem que dá pra argumentar que ela vende os produtos dela, acessórios e conteúdo digital). E por que eu estou falando dessas cinco empresas?
Porque, segundo números da comScore, essas foram as lojas online mais visitadas durante a Black Friday nos Estados Unidos, todas com crescimentos da ordem de “dois dígitos percentuais” em relação ao ano passado.
A presença da gigante de Cupertino nessa lista é um acontecimento e tanto. “A Apple não tem uma história entre os Top 5 — na verdade, esta é a primeira vez, que eu lembre”, disse Andrew Lipsman, analista da comScore. E não só a Maçã entrou nessa cobiçada lista, como ela ficou “nos calcanhares” da Target. Quem não teve concorrência foi a Amazon: essa ficou no topo absoluto, com pelo menos 50% mais tráfego que as demais. Os números da comScore não incluíram sites de leilões, como o eBay, mas o tráfego do iTunes foi levado em conta.
Em outro ranking, este da Experian Hitwise, a Apple não se saiu tão bem, mas até que foi razoável: sua loja online foi o 12º site mais visitado durante a Black Friday, um sinal claro de que as pessoas estão com a Maçã na cabeça.
Ao todo, os norte-americanos gastaram cerca de US$816 milhões só na sexta-feira passada (26% a mais que em 2010). Hoje, a Cyber Monday deverá ser mais quente ainda.
[via AllThingsD]