O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple atualiza definições do XProtect.plist mais uma vez; saiba como ter certeza de que seu sistema está atualizado [mais]

XProtect.plist no Mac OS X

Em face aos recentes cavalos de Troia que surgiram no mundo Mac, a Apple atualizou hoje mais uma vez as definições do XProtect.plist — o sistema de proteção embutido no Mac OS X. Usuários já estão protegidos do OSX/Flashback.B, um malware que se disfarça de instalador do plugin Flash Player, da Adobe.

Publicidade

Mas o que muita gente quer saber é como ter certeza de que esse sistema está atualizado em suas máquinas. O especialista em segurança Joshua Long publicou hoje um post em seu blog pessoal — o The Johnmeister On Security — tratando justamente disso e trazendo algumas alternativas para tal, as quais destacamos a seguir.

A primeira e mais simples é abrir o Painel de Preferências » Segurança & Privacidade (System Preferences » Security) e, na aba Geral (General), desmarcar e logo depois remarcar a opção referente ao sistema de proteção:

XProtect.plist no Mac OS X

O problema é que não dá pra ter 100% certeza de que o XProtect.plist foi mesmo atualizado dessa forma — a menos que você tenha um software como o Little Snitch, que monitora conexões do sistema. Testei isso por aqui e foi possível observar o Mac puxando dados atualizados dos servidores da Apple, então é bem provável que isso seja seguro.

Publicidade

Outro método é usando o Terminal (localizado na pasta /Applications/Utilities/, também acessível via Spotlight) para puxar o arquivo atualizado. Para isso, copie e cole uma das duas linhas abaixo (tanto faz qual delas) e pressione Enter/Return:

[code lang=”cpp”]sudo /usr/libexec/XProtectUpdater[/code] [code lang=”cpp”]sudo launchctl start com.apple.xprotectupdater[/code]

Mais uma vez, não dá pra ter absoluta certeza, aqui, se a coisa funcionou.

Publicidade

Mas tem um programinha que dá essa certeza: é o Safe Download Version, destacado há alguns meses pelo site The Mac Observer e criado por Adam Christianson. Ao rodá-lo, uma simples janela indica quando as definições foram atualizadas pela última vez, e permite que você force o update manualmente:

XProtect.plist no Mac OS X - Safe Download Version

O Safe Download Version pode ser baixado imediatamente aqui [ZIP].

Publicidade

Como sempre, a melhor dica é ter o sistema sempre em dia, atualizado, e não clicar em links duvidosos nem baixar/instalar algo que você não solicitou. No caso do Flash, é bem simples: só instale novas versões após fazer o download pelo próprio site da Adobe.

[via MacNews]

Atualização

O site italiano SPIDER-MAC dá outra dica de como descobrir quando o XProtect.plist foi atualizado pela última vez — mais uma pelo Terminal.

[code lang=”cpp”]more /System/Library/CoreServices/CoreTypes.bundle/Contents/Resources/XProtect.meta.plist[/code]

Ao executar esse comando, você verá algumas informações sobre o arquivo — incluindo a data de “LastModification”. Prontinho! 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPod original vs. iPod touch 4G

Foto do dia: primeiro iPod vs. iPod touch de quarta geração

Próximo Artigo

Microsoft firma acordo que permitirá integrar plataformas móveis a seus serviços empresariais

Posts Relacionados