novo relatório sobre a atual situação da publicidade móvel nas maiores plataformas do mercado. Diferentemente dos números do primeiro trimestre de 2011, o iOS ficou abaixo do “Índice Smaato”, acompanhado de perto pelo Android, que ocupa a última posição. O Windows Phone continua sendo o sistema operacional móvel com a maior taxa de cliques/toques (retorno) de campanhas mobile, seguido por Symbian e BlackBerry, que ultrapassou o iOS neste terceiro trimestre.
A Smaato, empresa focada em anúncios mobile, trouxe umVale notar que esses números nada têm a ver com vendas de aparelhos ou market share — eles podem inclusive indicar a inabilidade de uma plataforma de oferecer outras opções de monetização, como por exemplo apps pagos ou In App Purchases. Contudo, para desenvolvedores que se utilizam da publicidade, definitivamente vale a pena acompanhar esses números.
O cofunfador e CEO da Smaato, Kruse Ragnar, comentou a pesquisa, dizendo que “o impacto é positivo em termos de possibilidades de publicidade no Windows Phone” e que a dupla Microsoft/Nokia está com uma boa oportunidade de criar um terceiro ecossistema viável.
Os parâmetros de desempenho do índice de publicidade móvel Smaato do Q3 2011 são baseados em mais de 40.000 registros, 70 redes de anúncios interligadas entregando publicidade móvel em 230 países.
[via TechCrunch]