O melhor pedaço da Maçã.

Sucesso do iPad bagunçou a vida de fabricantes de DRAM; produzir NAND flash é uma alternativa

Memórias DRAM

Está ficando cada vez mais difícil ignorar o iPad, por mais que algumas pessoas (*coff!* Ballmer! *coff!*) tentem. Fabricantes de memórias DRAM, que usamos em MacBooks e PCs, estão sofrendo duramente com o sucesso da tablet da Apple, segundo a Bloomberg: quedas de preços, prejuízos e vendas que parecem não querer subir assolam a indústria.

Publicidade

Memórias DRAM

Os computadores pessoais tradicionais são responsáveis pelo consumo de 65% da DRAM produzida no mundo, e tanto suas vendas têm desacelerado notavelmente nos últimos trimestres, como as exigências de memória do Windows têm sido mais modestas. Depois da recepção do Vista e com as pretensões do 8 de rodar em tablets, não poderia ser diferente.

Enquanto a Dell colocou 10,6 milhões de PCs no mercado no trimestre passado, a Apple colocou 11 milhões de iPads — e as tablets da Maçã usam apenas 512MB de DRAM cada. Entretanto, quanto de NAND flash cada gadget desses carrega? De 16GB a 64GB, o que dá um bocado de coisa. Foi nisso que algumas empresas encontraram uma saída.

Publicidade

Com as baixas no preço das memórias DRAM (um executivo de uma das fabricantes comparou o valor de seu produto a “metade de uma bolinha de arroz”), muitas empresas estão planejando alimentar o mercado de DRAM sob medida (para smartphones e tablets, onde há margens mais gordas) ou de NAND flash, que está em franca expansão com o uso cada vez mais comum de SSDs.

Não vai ser fácil combater a dominância da Samsung nesse setor, mas a esta altura o que vier para essas companhias é lucro. Rezar pelo fim do relacionamento entre a Maçã e a Sammy não deve estar fora de cogitação.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pela enésima vez, Gene Munster aposta na chegada de uma iTV — e traz “detalhes” sobre ela

Próx. Post

Vídeo: Steve Jobs fala, em poucos segundos, sobre a sua visão de mundo [atualizado]

Posts Relacionados