A Corning, fabricante do Gorilla Glass — amplamente usado em iGadgets —, apresentou números tímidos neste semestre, afirmando que as vendas do seu “supervidro” ainda cairão mais 25% (bem acima dos 15% projetados inicialmente).
O principal culpado seriam as fracas vendas de tablets, e como a Apple é uma das principais clientes dela — cerca de 80% da produção seria destinada à Maçã —, já teve gente “ligando os pontos”, achando que a demanda pelo iPad não está lá essas coisas.
Maynard Um, da UBS, veio para dar outra explicação: o analista estima que, hoje, a gigante de Cupertino representa cerca de 50%, muito provavelmente devido à proliferação no mercado de tablets (Galaxy Tab, PlayBook, entre outras, que utilizam o vidro). E como as vendas *desses devices* não estão, digamos… boas, a Corning também sofreu.
Para mostrar que está confiante, Maynard manteve sua previsão de 12 milhões de iPads vendidos neste trimestre. Contudo, afirma ele, alguns podem estar preferindo o notebook à tablet da Maçã. Como o dinheiro não está sobrando — e não dá pra comprar todos os iProducts desejados — talvez haja uma preferência para produtos mais tradicionais, com mais funcionalidades.
Independentemente do cenário, a Apple está bem posicionada. Não à toa, o MacBook Air está vendendo muito bem, obrigado.