Fazer ou não fazer mais um data center colossal, eis a questão. Para amparar todas as nove facetas do iCloud, a Apple investiu um bom dinheiro na construção de um data center no Estado da Carolina do Norte, e agora, segundo o OregonLive.com, poderá repetir a dose na cidade de Prineville.
O fato é que a Maçã (sob o codinome “Maverick”) tem diante de si a opção de comprar 160 acres de terra numa área próxima a um data center do Facebook, algo que deverá ser decidido até o final do mês, quando a opção de compra expira.
Estima-se que a instalação, quando concluída, será um data center de 31 megawatts de energia, com ampla possibilidade de expansão em terrenos adjacentes.
Caso este projeto seja concretizado, a Apple terá as duas costas dos Estados Unidos cobertas, com os data centers da Carolina do Norte e de Newark (em Nova Jersey) a leste e o Oregon a oeste.
Planejar um investimento desse tipo faz todo o sentido, já que o número de pessoas usando o iCloud tende a subir sem parar nos próximos anos. Além do mais, dinheiro não é um problema pra Apple — aliás, não gastá-lo causa muito mais dor de cabeça do que torrar tudo em infraestrutura.
[via MacRumors]