O melhor pedaço da Maçã.

Curiosidade: quais são os codinomes do iOS?

Esquiando em Telluride - Matt Sidesinger

Codinomes. Pseudônimos. Apelidos. Alcunhas. Todo mundo gosta de trocar os nomes das coisas e das pessoas, acrescentando uns toques de personalidade e história. Eu, por exemplo, atendo por Helton (meu nome) e por uma série de apelidos, como Halex (de Helton+ALEXandre), Kidd (pra combinar com o Halex), Sid (apelido dado no trote da faculdade) e Lobo Guará (braços finos e pêlos castanhos acobreados fazem isso). É divertido, até porque cada grupo de pessoas com que convivo me chama de uma coisa diferente — e também porque eu adoro imitar o Al Pacino dizendo “Oh, I have so many names!”

Publicidade

Agora vamos ao mundo da tecnologia: o Mac OS X tem apelidos, e são todos muito famosos, inspirados por grandes felinos. Cheetah, Puma, Jaguar, Panther, Tiger, Leopard, Snow Leopard, Lion e, futuramente, algo que estamos nos coçando pra já saber. E do Android, você saberia recitar todos os codinomes? Steven Troughton-Smith sabe:

[blackbirdpie id=”142933166779408384″]

Astro, Bender, Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb e Ice Cream Sandwich. Provavelmente, apenas os dois primeiros foram alguma surpresa pra você. Ocorre que a ideia inicial do Google era colocar nomes de androides famosos, mas como havia alguns impedimentos legais… ficaram os doces. É uma lógica simpática, alfabética, eu gosto dela. 🙂

Agora vamos colocar a dificuldade num nível mais alto: quais os codinomes do iOS? A-há! Eu brincava dizendo que seriam nomes de gatos domésticos (Angorá, Persa, e por aí vai), mas eu não podia estar mais errado. Veja só, que barato, mais uma curiosidade cortesia de Troughton-Smith, com complemento de Michael Frank:

Publicidade
[blackbirdpie id=”142936838821265408″] [blackbirdpie id=”142948029941559296″]

Alpine (1.0), Heavenly (até 1.0.2), Little Bear (1.1), Snowbird (1.1.1), Oktoberfest (1.1.2), Big Bear (2.0), Sugarbowl (2.1), Timberline (2.2), Kirkwood (3.0), Northstar (3.1), Wildcat (3.2), Apex (4.0), Baker (4.1), Jasper (4.2), Phoenix (até 4.2.10), Durango (4.3), Telluride (5.0) e Hoodoo (5.1).

Agora olhe pro teto e tente recitar todos na ordem. #trollei

Qual a lógica desse conjunto de nomes? Se você não esquia, pode tudo soar obscuro, mas segundo o pessoal que comentou no TiPb esse são nomes de resorts de esqui. Uma hipótese levantada para o uso desses nomes incomuns é de que ajudaria a manter o sigilo do desenvolvimento — pra todos os efeitos, se alguém na Apple estiver falando em Hoodoo, é por causa das próximas férias no Oregon… peraí! Oregon?!

Publicidade

Eis aí mais um dos mistérios insondáveis de Cupertino. 😛

[miniatura do post: Matt Sidesinger]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple licenciou patente de scroll elástico para Nokia e IBM, mas não teve acordo com a Samsung [atualizado]

Próx. Post

Joy of Tech: “A chocante verdade por trás da Carrier IQ”

Posts Relacionados