O melhor pedaço da Maçã.

YouTube faz dinheiro: novos botões clique-para-comprar na iTunes Store e na Amazon

Quando adquiriram o YouTube, Larry Page e Sergey Brin sabiam que, mais cedo ou mais tarde, aquele investimento daria um retorno. Implementar anúncios do Google AdSense foi algo mais do que óbvio/esperado, mas, a partir de hoje, quem estiver nos Estados Unidos também poderá comprar conteúdos digitais na iTunes Store e/ou na Amazon via links de e-commerce no YouTube.

Publicidade

É claro que a novidade não está disponível de imediato em toda a biblioteca do portal, mas, aos poucos, vídeos de parceiros e outros com conteúdos comerciais passarão a ganhar estes dois botões, logo abaixo das informações sobre o filme. Clipes musicais, trilhas sonoras, livros relacionados, filmes descobertos a partir de trailers… todos são conteúdos “monetizáveis”. Dentre as empresas que já participam da brincadeira, estão a EMI, o Universal Music Group e a Electronic Arts.

A coincidência é enorme: meu último artigo foi sobre o quanto a Apple estaria promovendo bandas independentes com músicas utilizadas em comerciais de iPods, por exemplo. Taí uma maneira perfeita de unir as duas coisas: assista ao VT publicitário no YouTube e, com um clique, compre e baixe a música de fundo para o seu computador.

Publicidade

Outro lado bastante positivo da novidade é que os detentores de conteúdos quaisquer poderão passar a obter retorno financeiro mesmo em vídeos publicados sem sua autorização no YouTube. Desta maneira, ao invés de tirá-los do ar, eles poderão habilitar a comercialização dos mesmos e, a partir daí, tirarem proveito da divulgação gratuita.

E tenha certeza: isso é só o começo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple como grande força promotora de bandas

Próx. Post

Independent Games Festival dará US$10 mil ao melhor jogo para o iPhone OS X

Posts Relacionados