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Escola brasileira é destaque em site de educação da Apple

Uma das áreas que a Apple costuma se orgulhar de ter seus dispositivos e softwares sendo utilizados é a educação. Por conta disso, a empresa criou as Apple Distinguished Schools, para destacar as instituições que estão implementando sua tecnologia com excelência (e seguindo alguns requisitos), de maneira a impulsionar o aprendizado dos alunos.

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Em 36 países, há cerca de 689 escolas reconhecidas como Distinguished Schools. Desse grande número, a Apple escolheu apenas 6 escolas para destacar em seu site de educação e servir como exemplo de histórias de sucesso. Uma das escolhidas foi a brasileira D’Incao Instituto de Ensino, localizada em Bauru (SP), que foi a única da América Latina.

No título, é destacado que “essa escola gera impacto real com a tecnologia da Apple dentro e fora da sala de aula”. Então, é contada a história do Instituto criado pelos irmãos Carlos e Pedro D’Incao, que iniciaram a escola já com a tecnologia da Apple. Aliás, nós até divulgamos aqui no MacMagazine, em 2008, quando ela foi a primeira escola latino-americana a oferecer um MacBook por aluno.

Desta vez, entretanto, o foco foi para o iPad. Com um tablet por aluno e um por professor, a instituição permite que a turma trabalhe tanto em sala de aula quanto em locais externos, a fim de entender problemas reais, abordando questões como mudança climática e justiça social.

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Esse é o caso, por exemplo, de quando estudaram ciências ambientais e foram até um rio próximo para investigar o abastecimento de água local. O iPad, então, foi utilizado para capturar vídeos, documentar, coletar dados (com a ajuda de sensores sem fio) e para criar uma apresentação no Keynote a fim de compartilhar suas descobertas com o governo local.

Em outro momento, em uma aula de biologia, os alunos aprenderam habilidades por meio dos recursos do currículo Programação para Todos (Everyone Can Code) e usaram o iPad para criar um aplicativo que conecta bancos de sangue a pessoas que precisam de transfusões.

O cofundador Pedro D’Incao comentou essas experiências:

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Conhecimento é muito mais do que palavras em um livro. Tudo está conectado. Não é apenas treinar disciplinas como física ou história ou programação, mas mostrar como integrá-las ao mundo real. Essa é uma das razões pelas quais todos os alunos aqui têm um iPad. Vimos a diferença em como os alunos aprendem quando podem levá-lo para o campo.

Com ferramentas e recursos da Apple e o contexto que obtêm de seus estudos, os alunos aprendem que podem realmente ter um impacto. Que é possível que eles analisem as coisas de forma crítica e tenham voz.

Com esses incentivos e a tecnologia da Apple, o Instituto tem cada vez mais proporcionado aos jovens — principalmente os estudantes de Ensino Médio — a não só aprenderem, como utilizarem essas habilidades para auxiliar sua própria comunidade.

Bacana, não é? 😉

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