O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Por que as animações do Android não são (e talvez nunca sejam) suaves como as do iOS

Android quebrado

“Você toca na tela e coisas acontecem” — isso é algo fundamental para a magia de qualquer aparelho com uma touchscreen. “Toca na tela, espera e coisas acontecem” simplesmente não é a mesma coisa, e esse tem sido um calo para fabricantes de Androids. Mesmo com hardware mais avançado que iGadgets, quase sempre há um atraso entre a ação do usuário e a reação do sistema, enquanto no iOS é tudo sempre instantâneo. Por quê?

Publicidade

Andrew Munn explica: no sistema operacional móvel do Google, a renderização da interface é apenas mais uma tarefa a ser executada pelo hardware, sendo dotada de prioridade normal. Caso algo mais esteja ocorrendo em segundo plano, rola uma competição pelos recursos disponíveis e o resultado é que todos os processos sofrem uma degradaçãozinha — mas a interface lenta é o que o usuário mais vê.

Android quebrado

Já no iOS, quando você toca a tela uma espécie de alarme soa e todo o sistema para tudo o que estiver fazendo para cuidar com exclusividade da animação. Renderizar a interface tem prioridade máxima, fazendo com que exibição de páginas, downloads de apps e outras tarefas menos conspícuas sejam adiadas até que o usuário tire o dedo da tela.

Publicidade

Sabe o que é triste nessa história toda? Essas prioridades são algo tão basilar dos sistemas que mudá-las agora seria muito difícil. Ou seja, é possível que o Android nunca chegue a ter a mesma fluidez que o iOS, isso porque ele foi criado antes do iPhone, numa época em que a experiência do usuário era apenas um detalhe. Os sistemas móveis criados depois do iPhone, por outro lado, têm suas prioridades no lugar, por isso o Windows Phone 7 consegue parecer mais natural.

Se essa informação estiver correta mesmo, esta talvez seja a pior notícia da semana. Que o Android esteja ruim e possa melhorar, ok, mas ele ser ruim e não ter chance… isso é injusto.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Minecraft — Pocket Edition

Mojang revela seus planos para Minecraft no iOS, e eles são moderadamente grandiosos

Próximo Artigo
AirBook - MacBook Air falso

AirBook é mais um "MacBook Air chinês" que impressiona; fiquem atentos!

Posts Relacionados