O melhor pedaço da Maçã.

tvOS 16 ganha melhorias para multiusuários, HDR10+, suporte ao Matter e mais [atualizado]

Quem acompanhou atentamente a keynote de abertura da WWDC22 esperando novidades do novo sistema para Apple TVs ficou decepcionado — já que em um evento de quase 2 horas não houve sequer um momento dedicado ao novo tvOS 16.

Publicidade

Mas não temas: ele existe e terá novidades!

Conectividade entre dispositivos

Uma novidade que seria interessante ver na keynote é o de conectividade entre dispositivos. Em sua descrição, a Apple se limita a dizer que será uma integração do tvOS entre iOS, iPadOS e watchOS, citando exemplos de como utilizar o sensor de movimento do seu Apple Watch para mostrar exercícios personalizados, visualizar informações do iPhone enquanto se reproduz algo na Apple TV, ou mesmo incluir mais telas durante um jogo.

Ainda não se sabe exatamente como o recurso funcionaria, mas parece ter potencial.

Melhorias para multiusuário

No tvOS já é possível cadastrar mais de uma conta, para ter uma experiência multiusuário. O tvOS 16, porém, permitirá que as senhas fiquem guardadas para não ser necessário fazer login sempre que outra pessoa for usar o set-top box.

Publicidade

E, de acordo com Sigmund Judge, o sistema já sugere inclusive membros da família:

Os membros da família agora são sugeridos como usuários em prompts no Centro de Controle.

A Apple realizará uma sessão nesta quarta-feira (8 de junho) na que mostrará aos desenvolvedores como eles pode oferecer uma única caixa de seleção para armazenar dados de perfil, salvar jogos em save states e mais.

Suporte a mais controles para jogos

Assim como já comentamos que o iOS 16 ganhará suporte a novos controles como os do Nintendo Switch, o tvOS 16 parece estar indo pelo mesmo caminho. Apesar de não ter divulgado os modelos, na página para desenvolvedores a Apple cita que “muitos controles de jogos Bluetooth e USB adicionais são suportados pela estrutura do Game Controller no macOS 13, no iOS 16, no tvOS 16 e posterior”.

Suporte ao protocolo Matter

Finalmente padrão Matter está chegando, e ele funcionará no tvOS 16. Para quem não lembra, trata-se de um novo padrão de conectividade para dispositivos inteligentes — criado conjuntamente pela Apple, pela Amazon, pelo Google e outras empresas líderes do segmento — e que promete integrar acessórios inteligentes de maneira multiplataforma.

Publicidade

Portanto, para integrar os dispositivos suportados pelo Matter no aplicativo Casa, a sua Apple TV precisará estar atualizada para o novo protocolo.

Suporte a HDR10+

Uma novidade também causou estranhamento em alguns usuários: o tvOS 16 ganhará suporte ao HDR10+. A empresa explica: “a última geração da tecnologia de alta faixa dinâmica agora é suportada no aplicativo Apple TV no tvOS 16”.

Publicidade

A parte estranha, como apontou o site TechRadar, é que a empresa cita somente o próprio aplicativo e ainda não existe nenhum conteúdo nesse formato. Aliás, atualmente só existem conteúdos assim no Amazon Prime Video e no Paramont+, mas não há indícios de que funcionará neles.

SwiftUI para tvOS

O SwiftUI também foi anunciado como parte das novidades do tvOS 16, permitindo aos desenvolvedores personalizarem a interface dos seus aplicativos, criar botões estilizados e outros detalhes de design, gestos e toques, além de novas interações das APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. do recurso Foco.

Outras novidades

Além das citadas acima, Judge — já está testando o tvOS 16 — compartilhou mais novidades que encontrou, como a opção de escolher o formato de 12 ou 24 horas, um novo recurso de acessibilidade chamado Hover Text e os créditos que agora aparecem minimizados, dando lugar a uma prévia do próximo episódio.

Atualização do aplicativo TV – os pós-créditos no tvOS 16 agora estão sendo minimizados. Como purista, espero que haja uma maneira de desligar isso para que os talentos envolvidos continuem a receber o devido reconhecimento. O próximo episódio na lista aparece caso o usuário queira assistí-lo.

Certamente, ao longo dos próximos dias de testes, algumas outras coisinhas aqui e ali deverão aparecer. E, como sempre, a mágica maior sempre aparece quando os desenvolvedores começam a tirar proveito dessas novas tecnologias, então ficaremos de olho.

Atualização09/06/2022 às 15:30

É, parece que não vai rolar HDR10+ afinal de contas — pelo menos não por enquanto. Conforme noticiou o MacRumors, a Apple retirou as menções ao recurso das páginas do iOS 16, do iPadOS16 e do macOS Ventura. Portanto, pelo menos agora, o aplicativo Apple TV não receberá a novidade.

Isso não significa que o recurso não chegará, pois a Maçã poderá adicioná-lo novamente à página. Porém, para chegar a retirar do site oficial, algo certamente aconteceu. Continuaremos acompanhando para ver o desfecho disso.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: Apple Watch Series 7 (41mm) com 52% de desconto!

Próx. Post

watchOS 9 ganha teclado preditivo com suporte ao português

Posts Relacionados