O melhor pedaço da Maçã.

Apple, Microsoft e Oracle formaram joint-venture para adquirir quase 900 patentes da Novell

Miniatura do logo da Novell

Esta tem tudo pra ser a história mais bizarra do dia. Há algumas semanas, o FOSS Patents comentou a aquisição de 882 patentes da Novell pela CPTN Holdings, uma joint-venture liderada pela Microsoft — um negócio de US$450 milhões. Até aí, só as preocupações mais naturais: pensava-se que esse consórcio teria a gigante de Redmond e só mais uns gatos pingados bem menores, então todo mundo ficou meio “Oh, noes! Vão castrar o Tux!”

Publicidade

Logo da Novell

Acontece que a Microsoft não é exatamente o maior peixe desse aquário: a CPTN é formada também por Apple, Oracle e EMC (quem?). Daí o cenário muda um pouco, pois as decisões não ficam necessariamente nas mãos da criadora do Windows. Resta, porém, saber o que essas grandes empresas querem com as patentes adquiridas (as quais, diga-se, ainda não foram reveladas). Será que as gônadas do Tux continuam sob ameaça?

Talvez uma pista para esse interesse todo da dupla Apple e Microsoft seja o MonoTouch SDK, que permite criar jogos em .NET e levá-los ao iOS/Android, mas no final das contas pode ser que essas patentes sirvam só de escudo contra Allens da vida.

Publicidade

Quais serão os próximos capítulos desta “Novella”?

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analista: demanda por iPads e MacBooks Air continua alta mesmo depois da “Black Friday”

Próx. Post

Preparem seus créditos na App Store, pois o espírito natalino chegou à Electronic Arts

Posts Relacionados