O melhor pedaço da Maçã.

Opera lança Aria, ferramenta de IA integrada ao navegador

Opera Aria

A Opera foi uma das desenvolvedoras de navegadores que não ficou para trás quanto à adoção de tecnologias de inteligência artificial generativas — tendo, inclusive, implementado chatbots de IA e anunciado uma nova versão do seu navegador principal focada nesses recursos.

Publicidade

Agora, eles estão avançando ainda mais com a introdução de uma ferramenta de IA a qual permitirá que você interaja com a web diretamente no navegador. Chamada Aria, a tecnologia se tornará ainda mais integrada ao Opera nas próximas versões do navegador para ajudá-lo a executar várias tarefas.

A Aria oferece suporte e aprimora sua experiência online. Para começar, você pode pedir à Aria, usando uma linguagem simples e cotidiana, para encontrar informações na web. A IA fornecerá uma resposta, geralmente compilando com eficiência informações de várias fontes online. Além disso, você pode pedir à Aria para ajudá-lo a escrever um email, um tweet, uma postagem em mídia social ou qualquer outro tipo de texto, em qualquer estilo que você especificar, como formal, informal ou humorístico. Com a Aria, você pode absorver facilmente o conteúdo da web, solicitando que ele seja encurtado ou resumido. Além disso, ao trabalhar em algo especial, você pode pedir à Aria para gerar ideias, encontrar sinônimos e analogias ou simplesmente refinar seus próprios conceitos.

Mais precisamente, a Aria se conecta à tecnologia GPT, da OpenAI, permitindo que você obtenha ainda mais informações enquanto faz buscas na web, cria textos ou código ou obtém respostas para suas consultas de produtos.

Eis alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas à Aria fornecidas pela Opera:

Publicidade
  • Você pode comparar o destino de viagem mais popular?
  • Quais são todas as etapas necessárias para planejar uma viagem à Suécia?
  • Você pode me mostrar uma receita fácil e rápida para fazer pizza?
  • O que posso cozinhar com 100g de espaguete e 2 batatas?
  • Quanto é 6 pés em metros?
  • Você pode recomendar uma série para assistir com crianças?
  • Planeje uma rotina de exercícios divertida para uma pessoa preguiçosa.

A infraestrutura do Composer do Opera também permitirá que a Aria se conecte a vários modelos de IA e, no futuro, ofereça ainda mais recursos — como serviços de pesquisa de vários parceiros da Opera. Segundo a empresa, “tudo isso será unificado em uma experiência de usuário inovadora e coerente”.

A Aria está disponível gratuitamente em vários países, incluindo Brasil e Portugal, na versão desktop (beta) do Opera One e na versão de testes do Opera para Android; a novidade ainda não está disponível no iOS.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estreia no Apple TV+: 1ª temporada de “Amor Platônico”

Próx. Post

Apple TV+: 3ª temporada de “Snoopy e sua Turma” ganha trailer

Posts Relacionados