Chrono Trigger. Esse jogo deve ser uma das pedras mais preciosas dos videogames de 16 bits, considerado por muitos um dos melhores RPGs de todos os tempos, o ápice da Squaresoft no Super Nintendo.
Particularmente, sou mais Final Fantasy VI, mas não dá pra negar que as aventuras de Chrono, Marle, Luka e companhia viajando por diferentes épocas para salvar seu mundo do ataque de uma quase-divindade espacial são um marco e tanto. Com diversos finais e um ótimo modo New Game+ (você começa um novo jogo com o que tinha no final), ele é diversão garantida por muitas e muitas horas.
Agora, a aventura completa (mais os extras até então exclusivos de uma adaptação para Nintendo DS) está disponível na App Store, em uma versão adaptada para as touchscreens de iPhones e iPods touch. Chrono Trigger custa US$10 na App Store [588MB; requer o iOS 3.0 ou superior].
Agora, deixando a euforia um pouco de lado e olhando criticamente para o trabalho da Square Enix no iOS, eu gostaria de perguntar: quem fez esse ícone? Quem é responsável por essa abominação? Square, eu te amo, eu perdoo o que você fez em FFXIII, eu entendo que você queira cobrar os tubos pelos seus jogos com quase 20 anos de idade, eu entendo que você adore bis in idem e cobre caro por versões do mesmo game no iPhone e no iPad, mas eu não aceito esse ícone.
O C de Chrono Trigger deve ser uma das marcas mais conhecidas entre gamers da minha época, custava tê-lo usado em destaque? Meu Deus, não é cálculo avançado: um ícone não é uma tela-título! Aff…