Esta é uma informação interessante para desenvolvedores: de quantos downloads um app gratuito precisa para chegar a Shangri-Lapp aos rankings da App Store? A resposta curta e óbvia é “Muitos!”, mas a Distimo resolveu investigar a fundo e chegou a alguns números interessantes. Por exemplo, para ficar no Top 100 dos Estados Unidos, um app precisa de 25.000 downloads por dia. Já para estar no Top 10, são 80.000 — dez vezes mais que na Austrália, onde bastam 8.000 downloads por dia para estar entre os dez mais baixados.
Agora é interessante notar que nem todo dia é igual, na App Store. Os dias da semana são muito menos concorridos que sábado e domingo: enquanto de segunda a sexta-feira ocorrem cerca de 13–14% dos downloads a cada dia, nos dois dias do fim de semana rola 16–17% da atividade. Isso significa que é mais fácil chegar ao topo durante a semana — ou seja, faça suas campanhas de divulgação bombarem logo na segunda-feira.
É interessante notar que estar com uma boa colocação num ranking da App Store torna a vida muito mais fácil: depois que você chega lá, a visibilidade aumenta significativamente, as chances de o aplicativo receber destaque oficial da Maçã disparam e a partir daí a coisa meio que se retroalimenta. Faz lembrar atrito: é mais difícil começar do que manter.