O melhor pedaço da Maçã.

Dica de leitura: escolhas demais

Celulares

Cachinhos Dourados entrou na caverna dos ursos e encontrou três camas: uma era dura demais, outra era macia demais, mas a terceira era a ideal. Agora imagine que o criador de Cachinhos Dourados fosse um defensor da LIBERDADE: ela teria 36 camas entre as quais escolher, cada uma com uma cor diferente e com propriedades minimamente distintivas.

Publicidade

Como seria o desfecho da história?

Celulares

Escolhas, escolhas…

Publicidade

Dá para ter uma ideia após ver estes dois vídeos que falam sobre escolhas. O primeiro é de uma palestra de Barry Schwartz no TED Talks (tão boa que, pasme, nós já a recomendamos em 2007!), na qual ele fala sobre “O Paradoxo da Escolha”. Nessa apresentação, Schwartz explica por que mais opções acabam fazendo você se sentir pior com suas escolhas — em suma, quando você não pode escolher, a culpa é do mundo; quando pode, a culpa é sua. Vale demais ver (ou rever) isso!

O outro vídeo, bem mais sucinto, é de uma entrevista com Sheena Iyengar, na qual esta pesquisadora fala sobre como opções demais acabam fazendo as pessoas consumirem menos. Um exemplo é de uma loja de geléia: mais potes diferentes na vitrine faziam mais pessoas entrarem na loja, mas menos acabavam comprando alguma coisa.

O que aconteceria com nossa Cachinhos Dourados, portanto? Ela provavelmente acabaria indo procurar outra caverna. De certa forma, podemos dizer que a Apple segue a estratégia dos ursos da história original, oferecendo tudo em três medidas, e o resultado é que as pessoas acabam encontrando algo que lhes satisfaça.

Publicidade

“Espera, Halex! Cê tá doido? Como é que você põe dois vídeos em uma ‘Dica de leitura’?!” É porque ambos têm transcrição completa — dá até pra ir lendo e acompanhando a fala, o que é uma excelente forma de treinar o ouvido. 😉

[via Daring Fireball: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoção-relâmpago: concorra à camiseta comemorativa da Apple Store Grand Central e a um iTunes Gift Card de US$15! [atualizado 2x]

Próx. Post

MobiDevel lança jogo Space Runner para iPhones/iPods touch e atualiza SkyDiver+

Posts Relacionados