O melhor pedaço da Maçã.

“Espírito Cicarelli” ataca a Inglaterra [atualizado]

Pelo visto, o espírito da dona Cicarelli baixou nos súditos da Rainha. Provedores de internet do Reino Unido, em uma ação conjunta, censuraram um artigo da Wikipédia, que exibe, supostamente, a imagem de uma jovem menor de 18 anos semi-nua. A imagem pertence à capa do disco Virgin Killer, da banda alemã The Scorpions, fonte de controvérsias desde que foi lançado. Isso me lembrou a polêmica do livro Anjos Proibidos, de Fábio Cabral, lançado em 1991.

Publicidade

A censura, porém, trouxe um efeito colateral: os britânicos não conseguem mais editar outros artigos da enciclopédia online, pois a estratégia utilizada pelos provedores foi a de implementar um proxy entre os internautas e a Wikipédia. Deste modo, a Wikipédia considerou que todos os acessos ao site estavam sendo feitos a partir de apenas um computador — devido ao NAT configurado pelos provedores, todo o tráfego dos computadores para a Wikipédia era feito através de um único número IP — acionando um mecanismo de defesa que impediu a edição de artigos na enciclopédia eletrônica.

Confesso que não vi nada demais na capa desse disco (e já vi coisas muito mais “chocantes” nas areias das praias cariocas, em plena luz do sol, mas esta é outra história…) e não tenho a menor paciência com o puritanismo de resultados reinante nos tempos que correm. Para a geração que, como eu, cresceu nas décadas de 70 e 80, mocinhas insinuantes e semi-nuas em capas de disco era uma idéia muito bem-vinda e não espantava nem a minha sisuda avó. Este mundo anda muito chato mesmo!

Atualização (10/12/2008 às 06:50): a Internet Watch Foundation (IWF), que havia sugerido o bloqueio à página da Wikipédia na qual aparece a imagem em questão, voltou atrás em sua decisão, pois considerou que o longo tempo de exposição desta imagem — o disco foi lançado em 1976! — e sua disponbilidade mundial tornam inócuo o bloqueio sugerido anteriormente. Assim, os britânicos já podem acessar e editar normalmente seus artigos na enciclopédia mundial.

[Via: PC World.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aldeia Tecnologia é a primeira empresa brasileira do Centro-Oeste a desenvolver para o iPhone

Próx. Post

Ele ainda não chegou por aqui, mas nos EUA o Google Street View já dobrou sua cobertura

Posts Relacionados