No começo de novembro, a Apple anunciou um recall mundial de iPods nano de primeira geração. Os novos aparelhos começaram a ser entregues uma semana depois e, como esperado, era mesmo o modelo de 2005.
Agora, o MacRumors informou que, depois dessa “primeira leva”, atrasos se instalaram e muitos usuários começaram a entrar em contato com a Apple, a fim de saber o que estava acontecendo. A resposta dada pelo suporte foi que a empresa enfrentou um problema de escassez de caixas e de outros materiais usados na substituição dos aparelho, o que impediu o rápido procedimento.
Contudo, parece que o problema pode ser mesmo a falta de iPods nano de primeira geração, usados na substituição dos modelos defeituosos. Por conta disso, a Maçã estaria trocando o modelo de 2005 por unidades atuais, de sexta geração. Nenhum consumidor recebeu o aparelho ainda, mas uma rápida visita no fórum do MacRumors mostra que alguns clientes receberam um email de confirmação da Apple, com informações a respeito da troca do gadget. Tal email conta com o número serial do modelo substituto e, com ele em mãos, usuários entraram no página de suporte da Maçã para averiguar qual era o gadget enviado. O registro da Maçã confirmou que se trata do modelo atual, ou seja, de sexta geração.
Nada garante que isso de fato se concretizará — pode ser apenas um erro de cadastro do número serial, ou até mesmo um caso isolado, vai saber… Todavia, muitos clientes começarão a receber os iPods substitutos a partir desta quarta-feira, o que poderá comprovar (ou não) a mudança.
Mais informações sobre o programa de substituição podem ser vistas na página de suporte da Apple. Se alguém por aqui receber um desses, grite! 😛
Atualização
A substituição era aguardada para quarta-feira, 21 de dezembro, mas algumas encomendas começaram a chegar hoje mesmo, como mostra a foto abaixo:
Dentro da caixa estava um iPod nano de sexta geração, comprovando que a Apple está mesmo trocando o gadget de primeira geração pelo mais atual. Ainda de acordo com o usuário que recebeu a encomenda, a garantia do novo modelo está vencida, o que nos deixa com duas possibilidades: 1. os iPods enviados para os clientes são recondicionados (refurbished); 2. a garantia foi desativada pela Apple.
Veremos se consumidores brasileiros também receberão nanos da atual geração. Aliás, você preferiria receber o modelo antigo clássico ou de sexta geração?
[via MacRumors]