O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Apple poderá anunciar o pagamento de dividendos para seus acionistas no primeiro semestre de 2012

Apple money (maçã em cima de dinheiro)

Em uma entrevista para o programa “Street Smart”, da Bloomberg, Howard Ward, da Gamco Investors, resolveu falar um pouco sobre um dos assuntos preferidos de analistas: a relação da pilha de dinheiro que a Apple tem em caixa e o pagamento de dividendos [1, 2, 3, 4].

Publicidade

Maçã e dinheiro

De acordo com Ward, em algum momento no primeiro semestre de 2012, a Apple anunciará que vai voltar a pagar dividendos para seus acionistas.

Para quem não sabe, aqui vai um pouco de história: em um passado distante, a Maçã já pagou dividendos para seus acionistas. Isso aconteceu em meados de 1987, mas, em 1995, com a situação cada vez mais complicada, a empresa se viu forçada a cortar o “benefício” — a gigante de Cupertino quase fechou as portas em 1997, quando Steve Jobs retornou e fez o que todos sabemos que fez.

Publicidade

A verdade é que há muito tempo a Apple tem dinheiro suficiente para pagar dividendos, mas essa nunca foi uma estratégia da empresa, que sempre preferiu guardar sua fortuna para investir em contratos de suprimento de longo prazo, ou até mesmo para realizar aquisições estratégicas — uma das recentes especulações gira em torno da Anobit, uma empresa especializada em armazenamento flash.

Contudo, US$80 bilhões em caixa é muito, muito dinheiro — e a pilha deve continuar crescendo em um ritmo bastante acelerado! Além disso, hoje, quem comanda a Maçã é Tim Cook, e seu estilo é bem diferente do falecido cofundador e ex-CEO. Apesar de afirmar que nada vai mudar na empresa, é fato que um ajuste aqui outro ali deve ser feito, para refletir o modus operandi do novo chefe. E o pagamento de dividendos pode muito bem ser um deles.

Como de costume, a empresa (neste caso seu porta-voz, Steve Dowling) não quis se pronunciar sobre o assunto.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iTunes Movie Trailers para iPads e iPhones/iPods touch ganha pequena atualização

Próx. Post

Recall dos iPods nano: usuários relatam que poderão receber gadgets atuais em vez de modelos antigos [atualizado]

Posts Relacionados