O melhor pedaço da Maçã.

“Apple Car” poderá reconhecer sinais de agentes de trânsito

Shutterstock.com
Ilustração de carro elétrico/autônomo

Com os rumores em torno do “Apple Car” pipocando recentemente, nada mais justo do que comentar algumas das tecnologias que a Maçã pode estar pesquisando/testando para incorporá-las ao seu tão especulado veículo elétrico/autônomo.

Publicidade

De acordo com o AppleInsider, três patentes — concedidas recentemente para a empresa — abrangem tecnologias específicas para veículos autônomos, as quais veremos a seguir.

Reconhecimento de gestos

A primeira dessas patentes, denominada “Reconhecimento de gestos de direção de tráfego” (“Traffic direction gesture recognition”), descreve uma gama de sensores os quais podem coletar dados sobre pedestres nas proximidades do veículo e “identificar uma condição de desvio de tráfego”.

Patente: sensor para reconhecimento de gestos

Uma vez detectadas e analisadas, as informações “podem ser compartilhadas com outros veículos e dispositivos ou armazenadas em um banco de dados”.

Controle de suspensão inteligente

A segunda patente, chamada “Sistema de suspensão ativa” (“Active suspension system”), cobre uma tecnologia para manter o contato do pneu com a superfície da estrada a fim de “fornecer conforto aos passageiros do veículo”.

Publicidade

Em muitos veículos, atualmente, os impactos do pneu com a via são amenizados por amortecedores de fluido — os quais dissipam a energia introduzida ao aplicar uma força resistente ao movimento a partir do deslocamento de um pistão em uma câmara preenchida com um fluido.

Patente sobre sistema de amortecimento inteligente

Em vez disso, a Apple propõe um sistema ativo que tem várias maneiras diferentes de ser montado — o qual incorpora um “sistema de controle inteligente” que determina quanto amortecimento é necessário.

Identificar veículos em baixas condições de visibilidade

Por fim, a terceira patente, denominada apenas como “Retrorrefletores” (“Retroreflectors”) abrange um sistema para detectar veículos mesmo em baixas condições de visibilidade.

Publicidade

O termo retrorrefletor se refere a um dispositivo que reflete a radiação de volta para sua fonte — como a luz — sem espalhá-la. Basicamente, a proposta é ter uma diversos retrorrefletores para mitigar as condições em que o vapor de água pode estar absorvendo ou espalhando a luz, reduzindo a visibilidade.

Patente sobre retrorrefletores

Ao se apropriar dessa tecnologia, a Apple diz que a eficácia do scanner LiDAR e de “câmeras baseadas na visão” pode ser melhorada para “aprimorar a detecção de veículos”.


Será que vamos ver tudo isso mesmo no “Apple Car”? Só o tempo — ou algum leaker — dirá. 😅

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Regras da App Store agora incluem rastreamento e rótulos de privacidade

Próx. Post

Apple Watch SE: minha primeira experiência com o relógio da Maçã

Posts Relacionados