De acordo com dados da Xyologic referentes ao mês de novembro, o tipo de software mais popular no iOS é bem diferente do no Android: enquanto na loja de aplicativos da Apple os jogos são disparados os mais populares, no do Google haveria uma maior representatividade de apps. A conclusão é que o iOS é mais promissor para quem faz jogos (dos 25 desenvolvedores mais populares, apenas um não trabalha com games: a Burbn, do Instagram), enquanto no Android outros gêneros têm mais chances de florescer.
Diante disso, Dan Rowinski, do ReadWriteWeb, indaga-se qual seria a causa para essa diferença, atribuindo isso a alguma causa sociológica. MG Siegler foi na lata, e eu concordo: o sucesso de jogos no iOS é explicado pelo fato de desenvolvedores irem (sociologicamente) aonde o dinheiro está — e a arrecadação dos games freemium para iPhone é bem alta.
Numa nota relacionada, essa distinção entre “apps” e “jogos” veio pra ficar, por mais estranha que soe. Próximo passo? Diferenciar “software” de “aplicativos”, “apps” e “jogos”. 😛