O melhor pedaço da Maçã.

Apple confirma ter “quebrado” o Beeper Mini; startup insiste em correção

Ilustração do Beeper Mini com cadeado da Apple

Aos poucos, vemos a Apple se preparando para uma nova briga, desta vez contra a Beeper — startup responsável pelo Beeper Mini, o qual foi alvo de manchetes na última semana por viabilizar o iMessage em dispositivos Android.

Publicidade

Como acompanhamos, poucos dias depois de a equipe do Beeper anunciar a nova ferramenta, a Apple conseguiu interromper o seu funcionamento — algo que o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da startup, Eric Migicovsky, acreditava ser impossível sem quebrar o próprio iMessage — para proteger a segurança dos usuários, segundo a própria.

De acordo com um comunicado (tradução livre nossa abaixo) da empresa fornecido à Bloomberg, a companhia deixou claro que não cessará seus esforços para barrar o funcionamento de tais ferramentas:

Na Apple, construímos nossos produtos e serviços com tecnologias de privacidade e segurança líderes do setor, projetadas para dar aos usuários o controle de seus dados e manter as informações pessoais seguras. Tomamos medidas para proteger nossos usuários bloqueando técnicas que exploram credenciais falsas para obter acesso ao iMessage. Essas técnicas representam riscos significativos à segurança e à privacidade do usuário, incluindo o potencial de exposição de metadados e a possibilidade de mensagens indesejadas, spam e ataques de phishing. Continuaremos a fazer atualizações no futuro para proteger os nossos usuários.

A Beeper afirma que seu processo funciona sem comprometer a criptografia e, assim, a privacidade dos usuários — destacando que “ninguém além de você pode ler o conteúdo das suas mensagens”. No entanto, a Apple não pode verificar isso, de modo que é sua missão moral impedir o funcionamento do serviço.

Posição da Beeper e suporte ao FaceTime

Desde que a Apple “quebrou” o Beeper Mini, seus desenvolvedores têm trabalhado para colocá-lo em funcionamento novamente. No último sábado (9/12), antes da resposta oficial da Maçã, a empresa disse que o iMessage estava funcionando novamente no aplicativo Beeper Cloud e que uma correção para Beeper Mini estava em andamento.

Beeper Mini — uma correção chegará em breve.
Nossa correção para o Beeper Mini ainda está em andamento. Está muito perto e só é questão de um pouco mais de tempo e esforço.
Enquanto isso, cancelamos o registro dos seus números de telefone no iMessage para que seus amigos ainda possam enviar mensagens de texto para você. Desculpe, você é temporariamente um balão verde novamente. 😞 Irritantemente, o aplicativo de mensagens do iPhone “lembra” que você era um balão azul por 6 a 24 horas antes de voltar ao SMS, então é possível que algumas mensagens não sejam entregues durante esse período.
Além disso, estamos estendendo todos os testes de 7 dias por mais uma semana.
Só queremos agradecê-los por nos acompanhar neste dia (semana) agitado. Nos sentimos péssimos sobre as mensagens importantes que você pode ter perdido hoje porque nossa conexão com o iMessage parou de funcionar. Nossas sinceras desculpas por isso.
Amanhã é um novo dia. Avante!

Mesmo depois do comunicado divulgado pela Apple, Migicovsky disse ao The Verge que a Beeper continuará tentando fornecer seu serviço para os usuários — entretanto, ele mudou sua posição sobre compartilhar o código do serviço com a gigante de Cupertino, para que a Maçã “pudesse ter certeza das práticas de segurança” do Beeper Mini.

Publicidade

O argumento dele é de que o SMS é “tão fundamentalmente inseguro” que praticamente qualquer outro serviço seria uma melhoria.

O trabalho continua para corrigir o problema que causou a interrupção do Beeper Mini. Sabemos o quanto isso tem sido difícil para quem adorava usar o Beeper Mini e lamentamos muito o transtorno. Estamos nos sentindo bem e esperamos ter boas notícias para compartilhar em breve.

Por fim, ele revelou que sua equipe “ainda tem algumas ideias” para o Beeper Mini — sendo uma delas suporte ao FaceTime, conforme elencado no roteiro de futuros recursos previstos pela startup.

Publicidade

Eles prometem suporte tanto para as chamadas de áudio quanto de vídeo, além de outros recursos como listas de contatos bloqueados, pesquisa de texto, interface para os melhores telefones dobráveis e a capacidade de agendar mensagens.

Com o tempo, há planos para o Beeper Mini oferecer suporte a SMS e mensageiros como WhatsApp e Signal, além de uma série de outras redes de bate-papo.

Senadora americana apoia a Beeper

É claro que, para conseguir avançar nos seus trabalhos e desenvolver tantas funcionalidades, a Beeper precisará mais do que recursos de engenharia para contornar as barreiras impostas pela Apple. Ou seja, eles também precisarão de apoio — e um nome forte nos Estados Unidos acabou de se expressar em favor dos trabalhos da startup.

Publicidade

Conforme notado pelo TechCrunch, a senadora americana Elizabeth Warren apoiou a startup em uma publicação no X (ex-Twitter) e questionou o motivo de a Apple “restringir um concorrente”.

Os textos dos balões verdes são menos seguros. Então, por que a Apple bloquearia um novo aplicativo que permite aos usuários do Android conversar com usuários do iPhone no iMessage? Os executivos das grandes empresas de tecnologia estão protegendo seus lucros ao esmagarem os concorrentes.
O bate-papo entre diferentes plataformas deve ser fácil e seguro.

Isso indica, é claro, que a ação da Apple chamou a atenção dos legisladores — que, aliás, estão há bastante tempo insatisfeitos com a atitude da empresa no sentido de sufocar a concorrência.

Resta-nos continuar acompanhando os desenrolares disso tudo…

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saiba como se proteger de golpes nas suas compras de Natal

Próx. Post

Apple quer simplificar sua linha de iPads e planeja lançamento do Vision Pro

Posts Relacionados