O melhor pedaço da Maçã.
Foto dos iPhones XS e XS Max (por MacMagazine)

Queda do iPhone puxa mercado de smartphones mais caros para baixo

A queda de vendas de iPhones, registrada desde os últimos meses do ano passado, continua a gerar reflexos no mercado de smartphones como um todo. Que o diga a mais recente pesquisa da Counterpoint Research, cobrindo o chamado segmento premium do mercado — composto pelos aparelhos acima dos US$400.

Publicidade

Pesquisa da Counterpoint Research sobre segmento premium de smartphones, primeiro trimestre de 2019

Segundo a firma, o declínio dos aparelhos da Maçã puxou todo o segmento para baixo — o que, analisando pelo lado mais otimista, é um atestado da dominação da Apple no mundo dos smartphones mais caros. No primeiro trimestre de 2019, a venda de aparelhos acima de US$400 caiu 8% em relação ao mesmo período do ano anterior; as vendas da Apple, por sua vez, caíram 20%, segundo estimativa da Counterpoint.

Os analistas da empresa apontam uma razão principal para a queda da Apple: aparentemente, donos de iPhones estão mantendo seus aparelhos por mais tempo — o ciclo médio de trocas subiu de dois para três anos, por motivos que vão desde o preço crescente dos smartphones até as suas melhorias técnicas, que cada vez menos justificam trocas frequentes para aproveitar novos recursos.

Publicidade

A Apple ainda é a líder do segmento com folga: ela tem 47% do mercado nas mãos. Ainda assim, a Samsung parece ser a empresa que mais está se aproveitando do vácuo da Maçã — por conta da queda nas vendas dos iPhones, a sul-coreana conquistou a maior fatia no segmento premium em sua história, 25%. Segundo a Counterpoint, isso pode ser atribuído principalmente ao fato de que a fabricante lançou, pela primeira vez, três modelos do seu carro-chefe (a linha Galaxy S) em 2019, em vez dos tradicionais dois. Mais opções, mais compradores — e os consumidores parecem ver um melhor custo/benefício nos integrantes da linha S10.

A Counterpoint afirmou ainda que, além da Apple, uma certa desaceleração do mercado chinês também contribuiu para a retração do mercado; com a chegada dos dispositivos 5G, entretanto, os consumidores chineses deverão voltar ao ritmo de antes. A Huawei deverá se beneficiar com isso — a empresa já é líder de mercado na China, e, mesmo com o boicote promovido pelo governo dos Estados Unidos, poderá manter sua trajetória de crescimento.

O gráfico abaixo mostra as líderes de mercado no segmento premium por região — respectivamente, América do Norte, Oriente Médio e África, América Latina, Europa Ocidental, Europa Central e Leste Europeu, China, e Ásia-Pacífico (excluindo a China). Interessante notar a liderança duradoura da Samsung nos nossos terrenos e a escalada do Google na América do Norte:

Pesquisa da Counterpoint Research sobre segmento premium de smartphones, primeiro trimestre de 2019

Como será que veremos esses números nos próximos meses?

via Apple World Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bolsa, Casa, Gravador de Voz e Apple News serão renovados no macOS Catalina

Próx. Post

Apple já é a quarta maior empresa de jogos do mundo — acima até da Nintendo

Posts Relacionados