O melhor pedaço da Maçã.

Saiba como transferir o título de eleitor pela internet, sem sair de casa

Corre, que o tempo para regularizar a situação tá acabando!
Urna eletrônica

Quem já passou pelo processo de mudança de cidade sabe o quão burocrático é ter que transferir para o novo endereço vários documentos, que vão desde o de um veículo até o título de eleitor.

Publicidade

A exemplo da modernização que aconteceu com o primeiro há pouco mais de um ano, a transferência do domicílio eleitoral dos brasileiros ficou (bem) mais fácil desde junho de 2021, passando a ser realizada digitalmente.

A fim de evitar aglomerações em meio à pandemia de COVID-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu facilitar as coisas, de modo que todo o processo pode ser realizado por meio do site Título Net — onde também é possível obter a primeira e a segunda vias do documento.

Como você tem apenas até 4 de maio (150 dias antes do pleito) para regularizar sua situação eleitoral, vamos lhe explicar como tudo pode ser feito com simples toques.

YouTube video

Requisitos

Antes, vamos ressaltar que existem alguns requisitos, como a residência de pelo menos três meses do eleitor no novo município e a não existência de pendências ou débitos em relação à Justiça Eleitoral. Por isso, antes de entrar no site, é necessário verificar se sua situação está regular e, caso haja alguma multa para pagar, ela deverá ser quitada o quanto antes.

Transferindo o seu título

Já com tudo devidamente regularizado, no site, você terá que preencher um formulário e inserir todos os dados corretamente — principalmente o email e o telefone, já que eles serão usados para possíveis contatos caso falte algum ponto a ser esclarecido.

Publicidade

Com um comprovante de residência e um de identificação com foto digitalizados, você deve entrar no site do TSE (ou TRE local) e clicar na aba “Eleitor e eleições”, onde você deve escolher a opção “Título eleitoral” e, em seguida, “Tire seu título”. Com isso, basta selecionar “Iniciar seu atendimento remoto” para (finalmente) dar início ao processo.

Publicidade

Após o preenchimento do formulário, o eleitor receberá um número de protocolo e os dados serão enviados ao cartório responsável, com o processo levando alguns dias para ser concluído.

Tirando o seu título

Vale notar que, caso você ainda não tenha título de eleitor, o processo é parecido: ao clicar na opção “Tire seu título”, é necessário selecionar a opção “Não tenho” e anexar os documentos/fotos necessários. Este processo é opcional caso você tenha entre 16 e 18 anos, e obrigatório se você for maior de idade.

YouTube video

Após a etapa de análise, com tudo nos conformes, o usuário já poderá consultar seus dados de cadastro tanto no site do TSE quanto no aplicativo e-Título (o documento físico não é mais enviado atualmente).

Publicidade

Tudo pronto? Então agora basta esperar até outubro para exercer seu direito democrático inalienável. Bom voto! 🗳


Ícone do app e-Título
e-Título de Tribunal Superior Eleitoral
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.6.5 (147.5 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Tecnoblog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Meet ganha novos recursos de cancelamento de ruído

Próx. Post

Promoções na App Store: Relight, Audio Trimmer, Waterlogue Pro e mais!

Posts Relacionados