Se em 2011 a tecnologia Thunderbolt engatinhou, parece que em 2012 ela irá finalmente deslanchar. A seguir, confira algumas das novidades relacionadas que já foram apresentadas na CES 2012, em Las Vegas.
LaCie
A grande novidade é o eSATA Hub Thunderbolt Series, que conta com duas portas eSATA para retrocompatibilidade de drives sem Thunderbolt nativo. Seu visual é muito parecido com o do Little Big Disk.
A empresa também lançou o LaCie 2big com Thunderbolt, contando com segurança RAID (8TB em RAID 0, 4TB em RAID 1), discos hot-swappable, conexões em cadeia e uma case em alumínio sólido. Ela promete taxas de transferência de até 311MB/s.
Ambas as novidades chegarão ao mercado ainda neste trimestre, mas seus preços ainda não foram divulgados.
OCZ
O Lightfoot é um SSD externo com conectividade Thunderbolt, o qual estará disponível em versões de 128GB, 256GB, 512GB e 1TB — todas num design compacto, de alumínio, com velocidades de até 750MB/s.
Também ainda faltam informações sobre preço e disponibilidade.
Belkin
Este já havia sido apresentado há alguns meses, porém agora temos informações mais concretas: o Express Dock com Thunderbolt custará US$300, mas só chega ao mercado em setembro.
Ele inclui uma porta HDMI, uma Gigabit Ethernet, uma FireWire 800, áudio de 3,5mm, três USBs 2.0 e duas Thunderbolt (upstream e downstream), com taxas de transferência de até 10Gbps.
Elgato
Mais um drive de estado sólido com Thunderbolt, este da Elgato será alimentado pela própria interface e chegará ao mercado em fevereiro, com versões de 120GB (400 euros) e 240GB (650 euros).
Por algum motivo, a velocidade prometida deles é de 270MB/s — bem pouco, considerando o que a Thunderbolt tem a oferecer.
[via CNET, PC Perspective, 9to5Mac, redhardware]