O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Executivo da Microsoft afirma que Windows Phone foi uma resposta ao iPhone

Windows Mobile Phone

Windows Mobile PhoneAntes do iPhone, a ideia de telefone inteligente da Microsoft consistia em tentar levar o Windows do PC para a tela pequena de um telefone. O resultado foi esse, que podemos ver aqui ao lado. Todavia, tudo mudou em 2007, com a introdução do iPhone. Pelo menos é isso que Joe Belfiore, um executivo da Microsoft, confirma em uma declaração ao The New York Times [matéria fechada para assinantes pagos].

Publicidade

Belfiore disse que a Apple mudou radicalmente a indústria, afirmando que, com o iPhone, a Maçã conseguiu criar algo exclusivo e altamente atraente para os consumidores. A partir daí, executivos da Microsoft pensaram e concluiram que o até então Windows Mobile não teria qualquer chance contra o aparelho da Apple. Depois de uma reunião de sete horas organizada por Terry Myerson (chefe de engenharia móvel da empresa de Redmond) para discutir o destino de seu sistema operacional móvel, a equipe decidiu que não havia o que salvar no Windows Mobile. “Estávamos no fundo”, afirmou Myerson, que hoje comanda a área de telefonia da empresa. “A parte boa disso tudo é que, com uma mudança desse tamanho, você pode tentar novas coisas, construir um novo time e definir um novo caminho.”

Nokia Lumia 800

Com o intuito de responder com algo igualmente competitivo, porém *diferente*, a Microsoft criou o Windows Phone. Para Charlie Kindel, antigo gerente da empresa, Apple e RIM estavam acabando com a Microsoft, como a pedra que rolou para cima do braço do alpinista Aron Ralston, que teve sua história contada nos cinemas recentemente no filme 127 Horas. “Esta rocha (Apple e BlackBerry) rolou no nosso braço, e a Microsoft ficou lá por três ou quatro anos, lutando para sair.” Muito tempo (e dinheiro) seria necessário para redesenhar um novo sistema operacional, o que permitiu que o Google entrasse na jogada e ganhasse uma enorme participação no mercado. Mas agora, com a chegada dos primeiros aparelhos dotados de Windows Phone, a Microsoft pretende mudar esse jogo.

Publicidade

Vale ressaltar que, mesmo demorando um bocado, a Microsoft de fato conseguiu trazer algo novo para o mercado com o Windows Phone — na minha opinião, algo bem diferente do que aconteceu com o Android, um sistema que não nasceu igual ao iOS, mas sofreu muitas alterações para ficar, propositalmente, parecido com ele.

Parabéns à Microsoft pela coragem (de começar tudo do zero) e pela criatividade (entregar algo realmente inovador)! Resta saber se o jogo vai mesmo mudar, e se o Windows Phone conseguirá quebrar a hegemonia do iOS e do Android.

[via CNET News]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Withings - Smart Baby Scale

Withings demonstra a sua nova Smart Baby Scale na CES 2012

Próximo Artigo
Parrot AR.Drone 2.0

Parrot AR.Drone 2.0 conta com uma câmera HD 720p e controles aprimorados

Posts Relacionados