O melhor pedaço da Maçã.

Apple e Netflix são acusadas de sonegar impostos no Vietnã

Shutterstock.com
Bandeira do Vietnã com o céu ao fundo

O ministro da Informação e Comunicações do Vietnã, Nguyen Manh Hung, acusou a Apple e a Netflix de sonegarem impostos no país, alegando que isso representa uma “concorrência desleal para as empresas nacionais”. As informações são da Reuters.

Publicidade

De acordo com o ministro, a Apple (a partir do Apple TV+, seu serviço de streaming de vídeo) e a Netflix têm, juntas, receitas de quase um trilhão de dongs vietnamitas (equivalente a mais de R$232 milhões), porém nenhuma das duas empresas paga impostos no Vietnã.

A Netflix está especialmente na lupa dos órgãos reguladores do país, uma vez que não segue as leis sobre distribuição de conteúdo local — as quais impedem produções sobre a história e a soberania do Vietnã ou que contenham violência, uso de drogas e sexo.

Além disso, o Vietnã também aprovou uma lei de segurança cibernética em 2018 a qual exige que empresas estrangeiras (que lucram com atividades online) armazenem seus dados no país.

Publicidade

Em comunicado à Reuters, a Netflix disse que não tem planos de operar servidores no Vietnã. A empresa também acrescentou que apóia a criação de um canal que a permita pagar impostos no Vietnã, o qual ainda não existe.

A Apple, por sua vez, não respondeu aos questionamentos. Vale lembrar que, em paralelo, a empresa está investindo pesado na fabricação local de diversos produtos por lá.

via Gizmochina

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ O erro de 200 bilhões de dólares do cofundador da Apple

Próx. Post

Gigantes de Hollywood estão otimistas sobre Macs com chip M1

Posts Relacionados