O melhor pedaço da Maçã.

Teste: comparando o consumo de dados nos seis principais aplicativos de videoconferência [atualizado 2x: agora com WhatsApp!]

É inegável: vivemos tempos sombrios em assuntos relacionados à internet. Primeiro, com o serviço já naturalmente péssimo, tanto de operadoras móveis como fixas. Depois, com o total bloqueio do serviço chegando ao limite da franquia mensal nos planos de 3G/4G, instituído no ano passado. Agora, o golpe de misericórdia: nos próximos meses — se não aparecer um salvador da pátria até lá — as operadoras de banda larga também instituirão uma franquia para seus planos fixos.

Publicidade

Trata-se de uma situação aparentemente sem saída e só resta a nós, consumidores, esperar por uma regulamentação que nos proteja mais dessas regras arbitrárias, clamar pela chegada de uma concorrência forte que obrigue as empresas de hoje a prestarem melhores serviços ou, a curto prazo, monitorarmo-nos para não gastar toda a internet que nos é devida em questão de dias.

Comparativo atualizado dos apps de vídeoconferência

Em consonância com a terceira opção, realizamos um teste com os cinco principais aplicativos de videoconferência — uma das atividades que consome dados com mais vigor, é bom lembrar — disponíveis no iOS: FaceTime, Facebook Messenger, Hangouts Skype e Snapchat. A ideia é comparar o gasto de dados em cada um deles, em igualdade de condições, para averiguar qual a melhor opção a ser usada nesses tempos de crise.

Publicidade

A metodologia do teste foi simples. Usamos um iPhone 5c conectado à rede de dados da Claro (Wi-Fi desligado), ligando para um iPad mini de segunda geração, sem rede celular (conectado ao Wi-Fi). Em cada um dos aplicativos, a ligação durou cinco minutos e as câmeras (frontais, sempre) foram apontadas cada uma para um monitor rodando um vídeo em loop, com uma música ambiente de fundo. Ao final da vídeoconferência, medimos o consumo de dados através do aplicativo My Data Manager. Incluímos também um breve comentário sobre a qualidade da ligação, para pôr o consumo em perspectiva.

Sem mais delongas, vamos aos resultados:

AplicativoConsumoNotas
FaceTime7,4 MBApresentou qualidade excelente de vídeo e performance boa no áudio, porém com falhas pontuais.
WhatsApp20,7 MBÁudio e vídeo foram de baixa qualidade na rede 4G, porém excelentes no iPhone receptor conectado ao Wi-Fi.
Skype29,5 MBO vídeo apresentou-se pixelado, em baixa qualidade, enquanto o áudio sofreu cortes constantes.
Google Hangouts34 MBTanto vídeo quanto áudio apresentaram qualidade satisfatória, porém com falhas ocasionais.
Snapchat41,8 MBApresentou qualidade de vídeo mediana, com alguns cortes; o áudio, por outro lado, foi o melhor entre todos.
Facebook Messenger48 MBA qualidade do vídeo foi a melhor de todas; o áudio, apesar de algumas falhas, também se saiu bem.

Os resultados não deixam dúvidas: em termos de vídeo-chamada, o FaceTime é o claro campeão. A qualidade de áudio ou vídeo não é a melhor, mas perfeitamente satisfatória, e o seu consumo de dados é tão menor que o dos concorrentes que não há nem o que pensar. O problema mais óbvio do FaceTime, claro, é a sua restritividade: se seu contato não tem um Mac ou iGadget, nada feito. Mas para chamadas entre usuários destas plataformas, é uma barbada.

[teste inspirado no do Gordon’s Tech]

Atualização · 14/04/2016 às 10:03

Leitores nos lembraram de incluir o Google Hangouts no teste. Post atualizado! 😉

Atualização II · 24/11/2016 às 13:30

Com a chegada das chamadas de vídeo ao WhatsApp, fizemos o teste sob as mesmas condições no mensageiro pertencente ao Facebook. O novato já chegou conquistando um honroso segundo lugar, como vocês podem conferir na tabela atualizada acima.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

GoPro contrata importante designer da Apple como o seu novo vice-presidente de design

Próx. Post

↳ Amazon lança o Kindle Oasis por R$1.400

Posts Relacionados