O melhor pedaço da Maçã.

Barclays Capital: China será responsável pela grande maioria das vendas de Macs no Q4 2011

Mac OS X 10.7 Lion no MacBook Air

Dois analistas, duas opiniões contraditórias: enquanto Gene Munster, da Piper Jaffray — analisando dados providos pelo NPD Group — reduziu as suas estimativas de vendas de Macs no último trimestre em 300 mil unidades, aguardando um crescimento anual de 12% (anteriormente era de 18%), Ben Reitzes, da Barclays Capital, acredita que as vendas na China mais do que compensarão as dos Estados Unidos. Para o analista, o crescimento anual poderá ser de até 22%.

Publicidade

Mac OS X 10.7 Lion no MacBook Air

Mesmo com a ecônomia ruim — e com o problema de fornecimento de HDDs —, as novas lojas da Apple na China junto à forte demanda pelo MacBook Air devem ser levados em conta. Por isso, Reitzes se sente confortável em sua previsão para o último trimestre de 2011. Se levarmos em conta que hoje a Apple tem 5% do mercado chinês de PCs — e pode aumentar esse número para até 21% —, as previsões de Reitzes podem, sim, se concretizar.

Além disso, o Q4 2011 teve algo que pesa na hora de fazer as contas: o último mês do ano teve cinco semanas, o que com certeza aumentará as números de qualquer empresa. No Q3 2011 (entre julho e setembro), a Maçã comercializou 4,89 milhões de Macs, e muitos analistas estimam vendas superiores a 5 milhões de unidades para o final do ano que passou. Na última conferência financeira da Apple, Tim Cook disse: “Em toda a minha vida, eu nunca vi um país com tantas pessoas chegando à classe média comprando tudo que a Apple fabrica.” Para o atual CEO da firma de Cupertino, a China representa uma enorme oportunidade para a empresa.

Publicidade

Reitzes ainda comentou sobre a decisão da Apple de divulgar uma lista completa de suas fornecedoras e de se juntar à Fair Labor Association, acreditando ser um importante passo para melhoras nas condições de trabalho e para a reputação da companhia (a longo prazo).

Mais uma vez, saberemos tudo no dia 24 de janeiro, quando a Maçã apresentará seus resultados financeiros referentes ao seu primeiro trimestre fiscal de 2012.

[via AppleInsider, MacNN]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Em relatório, F-Secure faz um apanhado dos malwares da plataforma Mac OS X em 2011

Próx. Post

Apple se torna a maior compradora de microfones (MEMS) do planeta

Posts Relacionados