O melhor pedaço da Maçã.
App Store no iPhone XR

Mais uma vez, App Store fechou o ano lucrando o dobro do Google Play

Mais um ano se foi e mais uma vez temos nas mãos estatísticas sobre as duas principais lojas de aplicativos do mundo. A parte boa é que, mesmo com a crise no setor de smartphones, as lojas continuam navegando de vento em popa — especialmente a App Store, como informou a Sensor Tower em seus relatórios mais recentes.

Publicidade

Estatísticas de 2018 das lojas de aplicativos, Sensor Tower

Ao longo de 2018, usuários de smartphones do mundo inteiro baixaram nada menos que 100 bilhões de aplicativos na App Store e no Google Play, com a loja de Mountain View capturando mais de 3/4 desse total — foram registrados 75,7 bilhões de downloads nos apps para Android. O que não chega a ser surpreendente, considerando que o sistema do robozinho tem uma fatia muito maior do mercado de dispositivos móveis do mundo.

Estatísticas de 2018 das lojas de aplicativos, Sensor Tower

Ainda assim, como é de costume, a App Store superou com folga a concorrente quando a métrica é dinheiro. A loja da Maçã gerou uma receita de US$46,6 bilhões, quase o dobro em relação aos US$24,8 bilhões gerados pelo Google Play. Esta cresceu mais, entretanto, com uma receita 27,3% superior em relação a 2017 — a App Store cresceu 20,4%.

Publicidade

Boa parte desse lucro vem de jogos: na App Store, US$33,2 bilhões da receita total vieram dos games — no Google Play, esse número ficou em US$21,5 bilhões.

Estatísticas de 2018 das lojas de aplicativos, Sensor Tower

A Sensor Tower registrou também os apps mais baixados do mundo, mais uma vez consolidando a popularidade do WhatsApp como principal produto do Facebook. Curiosamente, no iOS ele ficou em terceiro lugar, perdendo para o TikTok e o YouTube. Em jogos, Helix Jump e PUBG Mobile dividiram a liderança, com outros velhos conhecidos pintando no ranking.

Estatísticas de 2018 das lojas de aplicativos, Sensor Tower

Em termos de receita, embora o Tinder tenha levado a coroa no Google Play, o Netflix foi o campeão geral — o que certamente não há de se repetir em 2019.

Estatísticas de 2018 das lojas de aplicativos, Sensor Tower

A Sensor Tower alerta que, dependendo dos números do mercado de smartphones neste início de 2019, os resultados das lojas de aplicativos poderão sofrer, também, um leve abalo. Apesar disso, a comunidade de desenvolvedores já criou um nível de solidez que torna muito difícil qualquer tipo de crise num mercado tão pujante — ou ao menos assim esperamos.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conecte os AirPods ao Mac mais facilmente com esse aplicativo

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 13 a 20 de janeiro

Posts Relacionados