O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Kodak pede proteção à justiça contra falência e alguns temem seu futuro

Filme - Kodak

A Kodak foi à justiça pedir proteção contra falência enquanto tenta se reestruturar, transformando-se em uma empresa totalmente digital — mercado responsável hoje por 75% de seu faturamento. Se tudo der certo, até 2013 o processo será finalizado.

Publicidade

Filme - KodakAs medidas para isso envolvem um novo empréstimo no valor de US$950 milhões, que dará tranquilidade para que a companhia busque um comprador para suas 1.100 patentes, além de remodelar seu negócio com mais segurança, focando em produtos e mercados lucrativos. O CEO da empresa, Antonio Perez, afirmou que esse não é o fim da Kodak, citando outras empresas que passaram pelo mesmo processo — General Motors e Chrysler, por exemplo. Todas as informações a respeito da reestruturação podem ser encontradas nesse site.

Mas na prática, o que isso significa para a empresa que inventou a câmera digital e que, infelizmente, não conseguiu se posicionar nele? Muitos temem que ela se transforme em uma patent troll — desde 2003 a empresa arrecadou mais de US$3 bilhões com suas patentes, valor que ela pretende aumentar, já que abriu um novo processo contra Apple, HTC e RIM (e mais recentemente, contra a Samsung). A ironia disso tudo é que tais patentes, essenciais para aparelhos eletrônicos móveis, ajudaram a “matar” o mercado que a Kodak reinava: o de filmes fotográficos.

Resta saber se essa transformação fará da Kodak uma empresa lucrativa, caso contrário o prognóstico de alguns será verdadeiro — um fim triste para uma companhia que marcou a história.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iSuppli sobre smartphones

IHS iSuppli estima que Windows Phone desbancará iOS até 2015

Próximo Artigo
Logo da Samsung

Samsung perde mais uma disputa judicial contra a Apple na Alemanha

Posts Relacionados