O melhor pedaço da Maçã.

Lá vamos nós de novo: Apple disponibiliza primeiras versões betas do iOS 10.3, do macOS Sierra 10.12.4 e do tvOS 10.2 para desenvolvedores [atualizado 11x]

iPhones, iPad, Apple Watch e MacBook

A versão que todos esperavam acaba de entrar em fase de testes: saiu a primeira compilação beta do iOS 10.3 (14E5230e) para desenvolvedores, junto das primeiras do macOS Sierra 10.12.4 (16E144f), do tvOS 10.2 (14W5222d) e do Xcode 8.3 (8W109m).

Publicidade

O iOS 10.3 era originalmente aguardado para 10 de janeiro e pode ser que traga um suposto novo “Modo Teatro” (“Theather Mode”), segundo informou antecipadamente Sonny Dickson. Saberemos daqui a pouco se isto veio, mesmo. [Atualização: pelo jeito, nada. Vejam os updates do post abaixo.]

A primeira grande novidade sobre o iOS 10.3 que já surgiu foi noticiada pelo Wall Street Journal: ela se chama Find My AirPods!

Find My AirPods

O recurso estará, é claro, dentro do app Buscar Meu iPhone (Find My iPhone) e obviamente permitirá que usuários encontrem seus AirPods perdidos, inclusive podendo emitir um som alto remotamente e escolhendo se quer silenciar a peça esquerda ou direita enquanto isso (até porque não deve ser nada agradável reproduzir esse som com um deles na orelha). Não é à toa que a Apple retirou recentemente da App Store aquele app de terceiros que fazia algo similar. 😛

Publicidade

O MacRumors já informou que o macOS Sierra 10.12.4 vem também com uma grande novidade: o modo Night Shift, que chegou ao iOS há cerca de um ano. Ele provavelmente vem para matar o app f.lux, que oferece a mesma funcionalidade em Macs há anos (muito antes de o recurso chegar ao iOS, por sinal).

Aos poucos, atualizaremos este artigo com mais novidades que foram sendo descobertas. Fiquem ligados! 😀

Atualização · 24/01/2017 às 16:28

Novidade técnica interessante no iOS 10.3: quando instalado, o sistema de arquivos de iPads, iPhones e iPods touch será atualizado para o novo Apple File System (APFS) — e não há volta.

Publicidade

Nós cobrimos o APFS em detalhes neste artigo. Por enquanto, não há sinal do mesmo ocorrendo em Macs.

Atualização II · 24/01/2017 às 16:33

O Ars Technica detalhou outras novidades vindo com o iOS 10.3, incluindo suporte a pagamentos no framework SiriKit, agendamento de caronas para apps como o Uber, informações via 3D Touch no ícone do tempo dentro do app Mapas (com previsões horárias), atalho para apps comumente usados no CarPlay, suporte expandido para interruptores de luz no HomeKit, aprimoramentos para idiomas asiáticos e mais.

Publicidade

Pelo jeito, nada de “Modo Teatro”, modo escuro ou coisa do tipo ainda. 😫

Atualização III · 24/01/2017 às 16:38

Ambos iOS 10.3 e macOS Sierra 10.12.4 virão com o Safari 10.1, incluindo novidades como CSS Grid Layout, Fetch, IndexedDB 2.0, Custom Elements, <a download>, Deep Colors em CSS, validação de formulários, position:fixed melhorado, suporte ao ajuste de movimentos reduzidos do iOS, Pointer Lock, Gamepads, etc.

Atualização IV · 24/01/2017 às 16:41

Grande, grande novidade para desenvolvedores:

O iOS 10.3 não só trará uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. para que apps possam ser classificados/avaliados sem que o usuário tenha que ir para a App Store, como pela primeira vez a Apple permitirá que desenvolvedores respondam a reviews postados na loja — inclusive na Mac App Store! Esta era uma reclamação de anos sobre a App Store. Finalmente, Apple! 😄

Desenvolvedores só poderão pedir por reviews em um app, no máximo, três vezes num período de um ano (se a pessoa negar pela terceira vez ou já tiver feito um review, não será mais “importunada”); outra novidade é que, ao pressionar com mais força (3D Touch) um review, o usuário poderá marcá-lo como “Útil”.

Atualização V · 24/01/2017 às 16:46

E olha aí o tal do “Modo Teatro”:

O desenvolvedor/hacker Steven Troughton-Smith encontrou uma referência a ele nas documentações da Apple como uma novidade do watchOS 3.1.3, disponibilizado ainda ontem para todos os usuários (a função em si, porém, ainda não está visível para usuários). E, ao que tudo indica, ele não tem nada a ver com o que esperávamos à época do vazamento de Dickson, sendo algo designado a ser usado por exemplo quando você está no cinema e quer impedir que a tela do relógio acenda sem querer.

O tweet dele também indica que o SiriKit chegará ao watchOS 3.2, com todas as suas possibilidades já oferecidas no iOS.

Atualização VI · 24/01/2017 às 16:57

O 9to5Mac compartilhou screenshots mostrando novidades dentro do app Ajustes, como uma nova área no topo dedicada ao ID Apple do usuário (englobando iCloud, iTunes/App Stores, Compartilhamento Familiar e mais), bem como uma opção que nos permitirá desativar classificações/avaliações em apps (novidade que falamos acima, na Atualização IV).

Atualização VII · 24/01/2017 às 17:01

Eis o som emitido pelo Find My AirPods (vídeo capturado pelo Marcelo Melo):

YouTube video

Atualização VIII · 24/01/2017 às 17:15

Aqui está uma screenshot da tela de configuração do Night Shift no macOS, que fica dentro de Preferências do Sistema » Monitores:

Night Shift no macOS Sierra 10.12.4 beta
Imagem: Marcelo Melo

São basicamente os mesmos ajustes possíveis no iOS.

Atualização IX · 24/01/2017 às 18:04

Mais uma novidade para desenvolvedores de apps para iOS:

Conforme a Apple detalha nesta documentação, apps poderão agora trocar seus ícones dinamicamente. Os propósitos para isso deverão ser dos mais variados, porém é legal a Apple estar abrindo algo que só ela tinha acesso antes (como o ícone do Calendário, que sempre mostra a data atual).

Atualização X · 24/01/2017 às 18:05

A tela de armazenamento do iCloud agora conta com um gráfico bonitinho de uso do seu espaço, tal como temos há anos no iTunes e no OS X macOS:

Atualização XI, por Eduardo Marques · 26/01/2017 às 16:11

As primeiras versões de testes do iOS 10.3 e do macOS Sierra 10.12.4 estão agora disponíveis para participantes do Apple Beta Software Program.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↳ Firefox 51 é liberado com suporte para WebGL 2 por padrão

Próx. Post

Tem mais Pikachu no seu iPhone ou iPad: Pokémon Duel agora está disponível mundialmente

Posts Relacionados