O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple se diz dona de algumas das patentes mais lucrativas da Kodak

QuickTake 200

QuickTake 200A Apple resolveu jogar duro contra a Kodak, que acusa a firma de Cupertino de infringir algumas de suas patentes em dois processos diferentes — um deles será julgado pela ITC somente em setembro.

Publicidade

No dia 18 de janeiro, a Kodak pediu proteção contra falência à justiça, usando inclusive tais patentes como garantia para conseguir um empréstimo no valor de US$950 milhões. Só que, se depender da Apple, isso não acontecerá. A Maçã enviou um documento [PDF] à corte responsável pelo acaso, afirmando que as patentes em questão estão sendo disputadas pelas empresas e que não seriam propriedades da Kodak — dentre elas, um invento para câmeras digitais no qual a imagem que será fotografada pode ser pré-visualizada em uma tela LCD.

A Maçã alega que tais inventos são frutos de uma parceria entre as empresas na década de 1990, que resultou no lançamento da linha QuickTake — produtos esses descontinuados logo após a volta de Steve Jobs ao comando da empresa, em 1997. Isso significa que a firma de Cupertino teria também participações nas receitas provenientes do licenciamento de tais patentes — em seu pedido de proteção, a Kodak afirmou que já arrecadou US$3 bilhões em royalties com os inventos.

Essa seria um boa explicação para o possível “desinteresse” da Apple em adquirir as patentes da Kodak — se a alegação da Maçã for verdadeira, ela *também* é dona dos inventos mais importantes e lucrativos da Kodak. Caso não seja esse o caso, a Apple pode estar se aproveitando do enfraquecimento da companhia para chegar a um acordo e resolver, de uma vez por todas, as disputas judiciais entre elas.

[via AppleInsider, Electronista]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

↪ Ferramenta de jailbreak Absinthe para Mac OS X é atualizada; Windows também ganha sua versão

Próximo Artigo
Joy of Tech - Refrigerador inteligente

↪ Joy of Tech: "Refrigerador inteligente"

Posts Relacionados