O melhor pedaço da Maçã.

Atualização do Halide Mark II traz modo Macro para todos os iPhones

Halide Mark II - Macro - Capa

A essa altura, você já sabe que os iPhones 13 Pro [Max] têm uma função exclusiva: fotografias macro. Isto é, conseguir focar com a lente quase encostada no assunto — graças ao sensor ultra-angular dos modelos Pro, que já está trazendo melhorias até no campo da medicina.

Publicidade

A boa notícia é que o famoso app de fotografia Halide Mark II acaba de ser atualizado com uma função chamada Modo Macro, que aparece em todos os iPhones com iOS 14 ou superior.

A magia acontece graças a nova tecnologia da empresa, chamada Neural Macro. “Um poderoso processo de aprimoramento de detalhes baseado em inteligência artificial que obtém ainda mais detalhes da sua imagem”, revela a desenvolvedora.

Com isso, cada vez que você tira uma foto, os seguintes passos acontecem:

  1. Primeiro, o app vê quais lentes do seu iPhone conseguem focar mais próximo ao assunto que você que fotografar — incluindo o uso de zoom digital;
  2. Depois, ele lhe dá um “controle de foco ultrapreciso” para conseguir nitidez em objetos minúsculos;
  3. Por fim, depois de tirar a foto, a tecnologia Neural Macro entra em ação.

Para testar na prática, abra o app atualizado e toque em “AF” para desativar o foco automático e depois toque no ícone de flor. Aí, tente focar, como mostrado na imagem abaixo:

Talvez seja preciso se afastar um pouco do assunto, mas você pode tocar no botão “2x” para aumentar um pouco mais o zoom, mesmo que digitalmente. Este processo é compensado com inteligência artificial, redimensionando a imagem para uma resolução maior, mas mantendo a nitidez e as bordas suaves.

E, aqui, entra um porém: embora o Modo Macro esteja disponível para qualquer iPhone com iOS 14 ou superior, este botão “2x” só aparece em iPhones com Neural Engine (iPhones 8 ou superiores).

Publicidade

A seguir, algumas fotos tiradas em um iPhone 12 mini usando o recurso:

Na prática, é como se você aplicasse um zoom digital, usasse algum app para aumentar a resolução da foto digitalmente e depois aprimorasse a foto em algum app que tenta trazer nitidez a uma foto que esteja um pouco desfocada, como o Remini.

Publicidade

Evidentemente, não é a mesma coisa que a fotografia macro padrão dos iPhones 13 Pro [Max], que fazem isso naturalmente graças ao hardware. Mas há um bom trabalho aqui, reunindo tudo o que precisa ser feito em um único aplicativo e com resultados satisfatórios, considerando modelos anteriores.

Publicidade

Aliás, aos que já possuem os aparelhos mais novos, o que já era ótimo ficará excelente. Mas o app se comporta de forma um pouco diferente: você precisa selecionar a lente a ser usada manualmente.

Confira a seguir algumas fotos incríveis feitas com um iPhone 13 Pro, usando o Modo Macro do Halide Mark II:

O app já era um dos meus preferidos de fotografia, e se eu pudesse (como acontece nos Androids, vide artigo do Bruno Santana) certamente o definiria como meu aplicativo de câmera padrão. Ele é tão completo que tem até um curso de 10 lições em 10 dias para que você o aproveite ao máximo.

O Halide Mark II é grátis para baixar na App Store, compatível com iPhones e iPads. Você pode testá-lo gratuitamente por alguns dias antes da cobrança da assinatura, que custa R$63/ano. Há também o plano mensal de R$16/mês, mas este, sem período de teste.


Ícone do app Halide Mark II - Pro Camera
Halide Mark II - Pro Camera de Lux Optics Incorporated
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2.14.4 (27 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPad Pro de 12,9″ poderá ter tela OLED mais brilhante e durável

Próx. Post

AirPods Pro ganham suporte ao Conversation Boost e outros recursos de acessibilidade

Posts Relacionados