liberou um novo estudo no qual avalia o impacto de promoções nas receitas de apps, tanto na plataforma móvel da Apple quanto no Android. O resultado é, no mínimo, curioso:
A DistimoForam examinados os 100 aplicativos mais rentáveis das lojas. No geral, aplicativos para iPads conseguem um aumento de 52% nas receitas no primeiro dia de promoção, enquanto que para apps de iPhones/iPods touch, o aumento é de 41%. Já na plataforma Android, o crescimento é de “apenas” 7%. Contudo, se analisarmos os números ao longo de 15 dias de promoção, a coisa muda de ordem: aplicativos específicos para a tablet da Apple atingem um crescimento de 19%; entre apps de iPhones/iPods touch, o acréscimo é de 22%; o Android é o mais rentável a longo prazo, com aumento de 29%.
Vale lembrar que esses são números gerais, ou seja, uma média entre todos os desenvolvedores — obviamente alguns terão mais lucros enquanto outros não aumentarão suas receitas. Falando especificamente do segundo grupo, 44% dos apps para iPhones/iPods touch faturaram menos no período promocional, sendo que 23% tiveram uma queda de 20% ou mais.
Exatamente por esse motivo, o equilíbrio do preço é um fator fundamental. Tomando um app que custa US$8 como exemplo: se o desconto for de apenas US$1, as receitas serão abaixo do normal. Agora, se o desconto for de US$3, o aumento das receitas será de 131%. — em geral, o ponto de inflexão acontece quando o preço é cortado pela metade, ou quando o aplicativo é oferecido por US$1 ou US$2.
Veja o gráfico abaixo, no qual o impacto do corte no preço (40%, 50%, 60%, 70% or 80% de redução) é comparado com aumento/perda nas receitas:
Não existe mágica para o preço ideal, nem mesmo uma fórmula simples para se aplicar: ele depende muito do tipo de aplicativo, onde ele é vendido, em qual categoria se enquadra e até mesmo se é algo complexo ou trivial. Veja o gráfico abaixo, comparando os preços médios entre os aplicativos mais rentáveis e a popularidade de cada categoria:
Desenvolvedores: muito cuidado na hora de colocar seus aplicativos em desconto! 🙂
[via TechCrunch]