O melhor pedaço da Maçã.

Tim Cook responde às novas acusações sobre más condições de trabalho em fábricas parceiras da Apple na China

CEO da Apple, Tim Cook gesticulando

A Apple não costuma responder de bate-pronto polêmicas e acusações, mas desta vez o CEO Tim Cook não deixou a peteca cair. Um dia depois de o New York Times falar novamente sobre as condições de fábricas parceiras da Maçã na China, o executivo-chefe enviou um email para todos os seus empregados tratando da questão.

Publicidade

CEO da Apple, Tim Cook gesticulando

Cook não é besta e sabe que, atualmente, todos esses emails acabam “vazando” de uma forma ou de outra — e, desta vez, quem teve acesso primeiro a ele foi o 9to5Mac.

Eis a tradução da mensagem, na íntegra:

Publicidade

Equipe,

Como uma companhia e como indivíduos, nós somos definidos pelos nossos valores. Infelizmente, algumas pessoas estão hoje questionando os valores da Apple, e eu queria discutir isso diretamente com vocês. Nós nos preocupamos com cada trabalhador em nossa cadeia mundial de suprimentos. Qualquer acidente é profundamente preocupante, e cada problema com condições de trabalho é motivo de preocupação. Qualquer indício de que nós não nos importamos é definitivamente falso e ofensivo para nós. Como vocês sabem melhor do que qualquer um, acusações como essas são o oposto dos nossos valores. Não é o que somos.

Para as várias centenas de vocês que se encontram nas localidades de manufatura dos nossos fornecedores em todo o mundo, ou passam longos períodos trabalhando longe de suas famílias, eu sei que vocês estão indignados com isso tanto quanto eu estou. Para as pessoas que não estão tão próximas da cadeia de suprimentos, vocês têm o direito de conhecer os fatos.

Todo ano nós examinamos mais fábricas, elevando o nível para nossos parceiros e nos envolvendo mais profundamente na cadeia de suprimentos. Conforme divulgamos no começo deste mês, nós realizamos um grande progresso e aprimoramos as condições para centenas de milhares de trabalhadores. Não sabemos de ninguém na nossa indústria fazendo tanto quanto nós estamos, em tão diferentes lugares, atingindo um número tão grande pessoas.

Ao mesmo tempo, ninguém esteve mais a par dos desafios que enfrentamos. Nós estamos atacando problemas agressivamente, com a ajuda das principais autoridades do mundo em segurança, meio ambiente e trabalho justo. Seria fácil olhar para problemas em menos lugares e divulgar resultados mais bonitos, mas essas não seriam as ações de um líder.

No começo deste mês, nós abrimos nossa cadeia de suprimentos para avaliações independentes pela Fair Labor Association. A Apple estava numa posição única para liderar a indústria dando esse passo, por isso o fizemos sem hesitar. Isso levará a relatórios mais frequentes e mais transparentes sobre a nossa cadeia de suprimentos, os quais nós saudamos. Esses são os tipos de ações que os nossos clientes esperam da Apple, e nós tomaremos ainda mais delas no futuro.

Nós estamos focados em informar trabalhadores sobre seus direitos, de forma que eles tenham poder de falar quando observarem condições inseguras ou tratamento injusto. Como vocês sabem, mais de um milhão de pessoas foram treinadas pelo nosso programa.

Nós continuaremos investigando ainda mais a fundo, e sem dúvida nenhuma encontraremos mais problemas. O que nós não iremos fazer — e nunca fizemos — é ficar parados ou fazer vista grossa para problemas na nossa cadeia de suprimentos. Nisso, vocês têm a minha palavra. Vocês podem acompanhar o nosso progresso em apple.com/supplierresponsibility.

Para aqueles na Apple que estão lidando com esses problemas todos os dias, vocês têm o nosso obrigado e a nossa admiração. Seu trabalho é significante e está mudando a vida de pessoas. Nós todos estamos orgulhosos de trabalhar junto a vocês.

Tim

Ótima resposta — e que a Apple continue de fato fazendo sempre mais, até o ponto em que esse tipo de reportagem suma da mídia de uma vez por todas. Dinheiro a companhia tem de sobra, pra fazer o que for preciso.

Mandou bem, Tim.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Tweak xMessages para iPhones/iPods touch com jailbreak adiciona avatares de contatos em suas mensagens

Próx. Post

MM na [Mac] App $tore: Drop the Chicken, Paleolithics, Zombie Samurai, LEGO Harry Potter, SkySafari e mais!

Posts Relacionados