O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como criar um script para sincronizar seu iGadget todos os dias, no mesmo horário, via Wi-Fi

Ícone - Wi-Fi Sync

Com o lançamento do iOS 5, a Apple implementou um recurso aguardado por muitos desde as primeiras versões do sistema: sincronização via Wi-Fi com o iTunes. Alguns podem não saber, mas funciona da seguinte forma: basta colocar o seu iGadget para carregar que, automaticamente, ele faz a sincronização sem fio com o iTunes (se o computador estiver ligado e o aplicativo aberto, é claro). Caso queria, é possível também forçar uma sincronização sem fio, pelo próprio iTunes (botão Sync) ou pelo aparelho (Ajustes » Geral » iTunes Wi-Fi Sync).

Publicidade

iPhone 4S e MacBook Pro

Douglas Adams não ficou satisfeito somente com essas opções e resolveu criar um AppleScript cuja função é iniciar uma sincronização via Wi-Fi que roda automaticamente, uma vez por dia. Para isso, basta copiar o script abaixo:

[code lang=”javascript”]if not checkItunesIsActive() then return
tell application "iTunes"
try
set src to (some source whose name contains "3GS")
tell src to update
end try
end tell
to checkItunesIsActive()
tell application id "sevs" to return (exists (some process whose name is "iTunes"))
end checkItunesIsActive[/code]

Se quiser, basta clicar aqui que o script abrirá automaticamente no aplicativo AppleScript Editor, em seu Mac.

Publicidade

Se você prestar atenção, verá que nos códigos existe o termo “3GS”. Ele está lá pois o aparelho que Adams quis sincronizar foi exatamente esse, um iPhone 3GS. Se você possui um iPhone 4, ou 4S, ou ainda alterou o nome do device para “iPhone do Fulano”, lembre-se de trocar a palavra “3GS” por alguma outra referência nominal ao seu gadget (neste caso “iPhone” ou “Fulano”). Cuidado apenas para não usar uma referência contida em dois iGadgets, caso você tenha. Por exemplo: os nomes dos seus devices são “iPhone do Fulano” e “iPad do Fulano”. Neste caso, “Fulano” não pode ser usado, já que consta nos dois aparelhos.

Depois, salve o script usando o formato de arquivo “Script” e o nome Sync My Device na pasta ~/Biblioteca/iTunes/Scripts/. Dica: no OS X Lion a pasta ~/Biblioteca/ vem escondida por padrão; para enxergá-la, pressione a tecla Option enquanto navega pelo menu “Go”, do Finder.

Agora abra o Editor de Textos em modo plain text (ou outro de sua preferência), copiando e colando o texto abaixo:

Publicidade
[code lang=”xml”]<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE plist PUBLIC "-//Apple//DTD PLIST 1.0//EN" "http://www.apple.com/DTDs/PropertyList-1.0.dtd">
<plist version="1.0">
<dict>
<key>Disabled</key>
<false/>
<key>Label</key>
<string>com.YOURUSERNAME.SyncMyDeviceAgent</string>
<key>Program</key>
<string>/usr/bin/osascript</string>
<key>ProgramArguments</key>
<array>
<string>osascript</string>
<string>/Users/YOURUSERNAME/Library/iTunes/Scripts/Sync My Device.scpt</string>
</array>
<key>StartCalendarInterval</key>
<dict>
<key>Hour</key>
<integer>18</integer>
<key>Minute</key>
<integer>0</integer>
</dict>
</dict>
</plist>[/code]

Troque as referências YOURUSERNAME pelo seu nome de usuário (o mesmo usado na pasta Home). Escolha o horário que você deseja fazer a sincronização — no código acima, o horário escolhido foi 18 horas (Hour: 18, Minute: 0).

Agora, salve o arquivo com o seguinte nome e extensão: com.YOURUSERNAME.SyncMyDeviceAgent.plist — não esqueça de trocar o YOURUSERNAME pelo seu nome de usuário, novamente.

Coloque-o na pasta Macintosh HD/Library/LaunchAgents/ — esta fica na raiz do sistema e não dentro do usuário, como no caso acima. Caso ela não exista, crie uma. O sistema poderá pedir uma autenticação, bastando digitar sua senha.

Publicidade

Faça um logout da sua conta ou reinicie o computador, para que o sistema registre as alterações. Vale lembrar que, para isso funcionar, seu iGadget precisa estar ajustado para fazer a sincronização sem fio — basta selecionar essa opção ao plugar seu aparelho no iTunes, através da aba “Sumário”.

Pode parecer um trabalho desnecessário, porém os mais metódicos concordarão comigo: é um conforto ter seu iGadget sempre sincronizado, em um horário pré-determinado. 😉

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Apple abre programa de equiparação de doações para empregados de meio período

Próx. Post

Atari lança o famoso jogo arcade Breakout: Boost+ para iPads e iPhones/iPods touch na App Store

Posts Relacionados