Será difícil para a Apple conquistar de fato o banimento de produtos da HTC nos Estados Unidos, mas pelo jeito todo o dinheiro que ela está investindo em suas brigas com a fabricante taiwanesa não está sendo à toa. Em prosseguimento ao que comentamos na semana passada, o juiz Richard A. Posner deu neste final de semana mais um parecer favorável à Apple.
Segundo Posner, a Apple detém uma patente relacionada com “APIs de comunicação em tempo real” que a HTC estaria, sim, violando; porém o pulo do gato é que essa patente estaria sendo infringida no núcleo do sistema operacional Android, do Google, o que pode ampliar bastante o alcance de uma possível determinação favorável à Maçã, nesse caso. A patente em questão é a 6.343.263, intitulada “Real-time signal processing system for serially transmitted data”.
Com isso, de acordo com o especialista Florian Mueller, do FOSS Patents, a probabilidade de um júri determinar a reclamação da Apple como procedente é muito maior do que a sua patente ser agora invalidada. Outro agravante do caso é que a Apple afirma que seu ex-empregado Andy Rubin, hoje no Google, teria sido o responsável pela reutilização da patente no Android, visto que ele teve envolvimento indireto na época o desenvolvimento da invenção.
Veremos aonde isso vai dar…
[via AppleInsider]