Foi anunciada ontem pelo New York Times a plataforma Press Engine, que permitirá a editoras e publicações usar parte do “DNA” que move o app oficial de um dos jornais mais famosos do mundo. O sistema funcionará mediante o pagamento de uma licença pontual, mais uma taxa de manutenção mensal.
Várias publicações já pretendem criar aplicativos para a tablet da Apple usando o Press Engine, que chegará ao mercado no fim do ano. Elas terão à disposição recursos como armazenamento de parte do conteúdo para leitura offline, galerias de fotos, áudio e vídeo, buscas, gestos e esquemas de leitura na vertical ou na horizontal — ou seja, o esqueleto de um app. Este anúncio trará uma fonte adicional de receita ao jornal, que pretende iniciar um esquema de paywall em seu site a partir do ano que vem.
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Enquanto isso, a News Corp. — dona do Wall Street Journal — está de olho no sucesso do iPad: Rupert Murdoch, fundador e CEO da gigante de mídia, disse esperar que 15 milhões de iPads sejam vendidos em 2011 — e mais de 40 milhões no ano seguinte. “E o iPad é apenas uma de muitas tablets ou slate computers que vêm por aí. A News Corp. pretende estar em todas essas plataformas também.”
Murdoch declarou ainda que tablets são perfeitas para consumir o conteúdo sempre atualizado da News Corp. e que existem “dezenas de milhares” de leitores usando os apps de suas publicações no sistema da Apple. O iPad, especificamente, atrai consumidores mais abastados e o descreveu como um jardim murado atraente, altamente desejável e bem executado, apesar de ainda ser um produto de nicho.
Na guerra dos jornais no iPad, eu me pergunto como fica a posição da Apple: não seria bem mais fácil criar um ramo da iBookstore para periódicos?
[via SAI e The Guardian]