O melhor pedaço da Maçã.

Como utilizar o recurso “Voltar ao Meu Mac” (Back to My Mac) no OS X Lion com iCloud

Ícone do iCloud

Ontem, ao falarmos da atualização do AirPort Utility e do firmware de AirPort Base Station/Time Capsule, muita gente ficou em dúvida quando mencionamos que os updates traziam suporte ao iCloud, permitindo a donos de Time Capsules e de HDDs ligados ao AirPort Extreme acesso remoto aos discos.

Publicidade

A função “Voltar ao Meu Mac” (Back to My Mac) foi lançada no Mac OS X Leopard e, dentre outras coisas, permite o compartilhamento de arquivos e de telas de computadores. Para isso, era necessário uma conta MobileMe. Com a transição dele para o iCloud, algumas dúvidas ficaram no ar e, exatamente por esse motivo, a Apple tratou de colocar uma página explicando tudo sobre as mudanças. Felizmente, o “Voltar ao Meu Mac” — diferentemente do iDisk e do Gallery — faz parte do iCloud.

Back to My Mac - iCloud

Dica: se você fez uma conta no serviço e nunca ouviu falar no “Voltar ao Meu Mac”, não deixe de ler estes dois artigos de suporte [1, 2], nos quais a Apple explica tudo sobre a utilização e solução de problemas referentes à função.

Publicidade

Só que, além das funções de compartilhamento de arquivos e de telas, o MobileMe permitia também acessar HDDs ligados a bases AirPort e os discos internos do Time Capsule, tudo isso configurado através do AirPort Utility.

Painel de configurações do AirPort Utility compatível com MobileMe

Na prática, funcionava da seguinte forma: mesmo fora da rede do AirPort Extreme ou do Time Capsule, um ícone de HDD ficava disponível no Finder, permitindo o acesso a todo o conteúdo que você deixou lá dentro. Eu utilizei esse recurso por muito, muito tempo.

Acesso remoto à Time Capsule via Finder

Todavia, depois de migrar para o iCloud, a função não funcionava mais, pois tanto o firmware de AirPort Extreme/Time Capsule quanto o AirPort Utility não suportavam o iCloud. Agora, depois da atualização de ontem, tudo voltou a funcionar com o novo serviço na nuvem da Apple. Para isso, basta aplicar os updates e configurar sua conta iCloud dentro do novo painel encontrado no AirPort Utility (abaixo).

Back to My Mac - AirPort Utility

Se restou alguma dúvida, mesmo assim, use e abuse dos comentários! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ China Telecom fecha acordo com a Apple e começará a vender o iPhone 4S em breve

Próx. Post

↪ Milhares de chineses fazem fila em busca de emprego na Foxconn

Posts Relacionados