O melhor pedaço da Maçã.

★ 9 melhores linguagens de programação para desenvolver jogos e aplicativos

Foto de RODNAE Productions
Homem jogando no telefone celular

Para se ter uma ideia, atualmente centenas de jogos e aplicativos são criados todos os dias — e é aí que entram as linguagens de programação para apps e jogos.

Publicidade

Para programar jogos, no entanto, é necessário entender sobre os fatores que precisam ser analisados no que tange a programação.

Pensando nisso, veja a seguir quais são as melhores linguagens de programação para desenvolver jogos e aplicativos. Acompanhe a leitura!

Conheça 9 linguagens de programação para desenvolver jogos e aplicativos

É cada vez maior o número de pessoas que gostam de se aventurar pelo universo dos jogos. Da mesma maneira, os aplicativos tem sido cada vez mais utilizados pelos que buscam otimizar a sua rotina. Por exemplo, aplicativos de jogos, de redes sociais, de compras, entre outros que trazem praticidade.

Publicidade

Nesse sentido, para criar esses jogos e aplicativos, é necessária uma sequência lógica e detalhada de comandos, como é o caso das linguagens de programação. Vale destacar que existem várias linguagens e, não necessariamente, uma servirá para executar o mesmo tipo de projeto da outra.

Então, conheça a seguir as principais linguagens utilizadas para criar jogos e aplicativos. Confira!

Java

Em primeiro lugar, vamos falar sobre uma das linguagens mais usadas e que também é utilizada para várias funções — por exemplo, para criar jogos e aplicativos.

Publicidade

De fato, mesmo antes dos smartphones, a linguagem Java já era utilizada para desenvolver jogos para celular. Dessa forma, a linguagem Java é uma das alternativas utilizadas para desenvolver jogos.

Linguagem TypeScript

Em segundo lugar, tem também a linguagem TypeScript para desenvolver jogos e aplicativos TypeScript, criada pela Microsoft.

Ela nada mais é que um superconjunto do JavaScript, com recursos que suportam melhor a programação orientada a objetos — com base em encapsulamento, herança, abstração e polimorfismo. 

Publicidade

Dessa forma, a TypeScript oferece uma maneira de corrigir ou contornar os problemas, adicionando novas funções que resultam em um novo código JavaScript.

Python

A Linguagem Python também entra nessa lista e por sua versatilidade e simplicidade. Nisso, ela tem sido bastante usada para construção de jogos e aplicativos.

Dessa forma, o Python conta também com algumas bibliotecas com foco em jogos, como é o caso do PyGame — que tem vários recursos para facilitar a implementação de novos códigos para essa finalidade.

Ruby

A linguagem Ruby é usada para a construção de serviços como o Airbnb e o Twitter.

Ela se caracteriza pela sintaxe de fácil leitura e permite que um desenvolvedor escreva menos códigos para que as aplicações funcionem. 

Além disso, ela também comporta aplicações com mais velocidade do que em outras linguagens já citadas por aqui; no entanto, possui mais dificuldades para se manter com o crescimento de usuários.

Lua

Depois de diversas atualizações, é cada vez maior o número de aplicativos construídos com diversas finalidades.

Com menos fama do que as linguagens anteriores, a Lua é uma linguagem com códigos mais interessantes para os iniciantes — jogos clássicos, como Angry Birds, foram construídos na Lua.

Dessa forma, ela também comporta várias ferramentas para jogos como Unreal Engine 4, Godot, CryEngine, Corona SDK e Gideros Mobile.

Go

Em sexto lugar, mas não menos importante, temos a Go — muito famosa e utilizada pelos especialistas em programação.

Enquanto outras linguagens, como Java e C, continuam a dominar a área, novos modelos têm se adequado melhor a computação moderna, especialmente em nuvem. E a Go conta com uma linguagem leve e de código aberto.

Dessa forma, a Go auxilia desenvolvedores de várias formas, incluindo garbage collection, concorrência nativas e outros recursos. 

C#

Para os desenvolvedores iniciantes, a linguagem C# é uma ótima alternativa. Além disso, ela permite a programação de aplicativos e jogos desde os mais simples até os mais tecnológicos.

Dessa forma, a linguagem suporta mecanismos de jogos populares, inclusive Unity e Unreal Engine 4.

Objective-C

Existe também a linguagem Objective-C, que é uma ótima escolha para programação de aplicativos como Uber e WhatsApp, por exemplo — e de jogos que foram criados para rodar nos sistemas iOS e macOS.

Nesse sentido, a Objective-C foi criada através das plataformas Apple e é bem diversa quando fazemos uma análise com relação às outras. Dessa forma, ela também suporta outros fatores que atuam diretamente na criação de programas como jogos e aplicativos.

No entanto, para programar um app em Objective-C com foco em sistemas iOS, é necessário usar Mac com IDE específico, Xcode.

Swift

Desde 2014, a linguagem Swift foi anunciada pela Apple rompendo com a hegemonia da Objective-C em relação a aplicativos que são criados para o sistema iOS.

Entre suas características, destaca-se o código aberto, que também foi fator decisivo para a produção de novos programas.

Para os desenvolvedores iniciantes, a Apple disponibilizou o Swift Playgrounds. Nesse aplicativo, princípios dos códigos são repassados e ele também permite que o usuário aprenda fazendo testes.

Para aqueles especialistas em nível mais avançado, também dá para ter acesso a vários guias e apostilas no site da marca.

Engines como ferramenta para programar jogos

Existem diversas ferramentas que auxiliam para programar jogos, que são as chamadas engines utilizadas no processo de criação de jogos.

Nesse sentido, elas possuem sua própria linguagem como a Unity, que permite escrever o jogo na linguagem C# e em várias plataformas disponíveis, como web, PC, Android e iOS, além de consoles, como o PS4 e o Xbox One.

Em se tratando de jogos, precisamos contar com tecnologias que comportem o melhor para que os jogadores não tenham problemas. Entre essas opções, o popular videogame MMORPG (de fantasia medieval) é um dos exemplos que traz experiências incríveis para os usuários, com mobs, destruição de baús, nocautes de jogadores e descoberta de tesouros.

Para tornar mais interessante, o jogador pode cobrar bens e serviços dentro do jogo Albion Silver, como a prata do jogo. Tem, inclusive, a prata mais barata de Albion Online em diversos sites confiáveis para tornar sua experiência ainda mais envolvente.

Existem outras linguagens e plataformas que podem ser utilizados para criar jogos e fazer a diferença nas próximas estruturas que podem ser criadas para resolver inclusive problemas reais.


E aí, percebeu como as linguagens de programação para desenvolver jogos podem ser utilizadas para sistemas e projetos diferentes entre si devido às suas particularidades? O ideal é que você conheça cada uma delas!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filmes da semana: compre “Assassino Sem Rastro”, com Liam Neeson, e vários outros títulos por R$9,90!

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 25 de setembro a 2 de outubro

Posts Relacionados