Em meados de dezembro, Horace Dediu fez um levantamento interessante sobre as Apple Retail Stores, no qual ele analisou as receitas da Maçã de acordo com os números de visitantes e empregados.
Com os resultados financeiros do FQ1 2012 devidamente divulgados, Dediu atualizou seus gráficos, chegando à seguinte conclusão: as vendas nas lojas aumentaram quase 60% no quatro trimestre do ano passado, muito devido lançamento do iPhone 4S, é claro.
De acordo com Dediu, durante o ano, 332 milhões de pessoas passaram pelas lojas da Apple (aumento de 29% — número maior que a população dos Estados Unidos). A média ficou em 1 milhão de visitas por loja.
A média das receitas ficou em US$50 milhões por loja, com um total de US$16 bilhões. Foram abertas 38 novas Apple Retail Stores durante o ano, 2 a menos que em 2010. Existem hoje cerca de 34.600 empregados de tempo integral nas lojas da Maçã — cada uma conta com cerca de 100 empregados, que individualmente geram receitas de US$473.622 e lucros de US$120.289. Para compararmos, anteriormente ao Q4 2011, as receitas geradas por cada empregado eram de US$320.000.
Individualmente os empregados atenderam cerca de 9.600 visitantes, com cada uma gerando receita de US$50. O faturamento por metro quadrado ficou em US$6.500. Nada mau.